OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

Notícias

15/04/2024 às 18:02

Equipes do Hemoal promovem coletas de sangue em Arapiraca e União dos Palmares nesta terça

Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde. Carla Cleto / Ascom Sesau Segundo o Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde. Carla Cleto / Ascom Sesau

Josenildo Törres 

Duas equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizam, nesta terça-feira (16), coletas externas de sangue no interior do Estado. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro. Simultaneamente, no horário das 8h às 16h, também haverá captação de doadores de sangue em União dos Palmares, no Hospital Regional da Mata (HRM).

Por meio das ações externas, o Hemoal facilita o acesso dos voluntários à doação voluntária de sangue. Prática que contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do hemocentro, que abastece de hemocomponentes as maternidades e hospitais públicos e filantrópicos da capital e do interior do Estado.

Os voluntários que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue devem seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.

É exigido também portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. O MS também determina que os voluntários também não podem ter ingerido bebidas alcoólicas antes de comparecer ao posto de doação de sangue. “No caso das pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a impossibilidade de doar sangue é permanente. Quanto às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando e, no caso das pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação é vetada pelo período de um ano", esclareceu a assistente social do Hemoal, Renata Ferreira.

Ascom Sesau

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.