OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de dezembro de 2024

Notícias

24/10/2024 às 18:34

Juiz Filipe Munguba representa o TJAL em Conferência Internacional sobre Sustentabilidade

Filipe Munguba participa de conferência em Brasília (DF) . Cortesia Filipe Munguba participa de conferência em Brasília (DF) . Cortesia

O magistrado Filipe Manguba representa o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) na 1ª Conferência Internacional para a Sustentabilidade no Sistema de Justiça, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta quarta (23) e quinta (24), em Brasília (DF).

Segundo o juiz, a conferência é importante, pois insere o Poder Judiciário na agenda do Desenvolvimento Sustentável e preservação do meio ambiente, além de colher e apresentar boas práticas de sustentabilidade, sempre sob o viés ESG (Ambiental, Social e Governança).

\"Durante o evento, será assinado simbolicamente o Pacto Nacional de Sustentabilidade para o Sistema de Justiça, objetivando a adesão dos 91 tribunais do país com esse compromisso de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente\", destacou Filipe.

Na prática, o Judiciário tem por escopo reduzir o consumo de energia, água, trocar as fontes não renováveis/ambientalmente impactantes por fontes renováveis como, por exemplo, energia solar para os prédios e energia elétrica para a frota de veículos.

Além disso, busca uma destinação correta dos resíduos produzidos, priorizando a utilização de materiais recicláveis e reaproveitáveis e abolindo materiais que causem danos permanentes ao meio ambiente.

\"Nosso tribunal tem figurado na vanguarda dessa agenda, especialmente com o programa TJ Eco Consciente Solidário, que já abarca a maioria dos eixos aqui abordados, conforme o plano de logística sustentável elaborado pelo próprio tribunal\", reforçou Filipe.

TJ Eco Consciente Solidário


Em novembro, o TJAL deve inaugurar uma Usina Fotovoltaica, no município de Delmiro Gouveia, produzindo 61% da energia utilizada pelo Poder Judiciário. A perspectiva é que, em dezembro, mais placas solares sejam implementadas nas unidades judiciárias, garantindo 100% da energia consumida.

Desde a criação do programa, em 2016, foram 146 toneladas de materiais destinados à reciclagem.

Lucas Melo - Dicom TJAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.