OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

16/06/2021 às 14:28

Saúde de Teotônio Vilela se destaca no cenário nacional

O Município de Teotônio Vilela, agreste de Alagoas, mais uma vez é destaque nos indicadores de Saúde apresentados pelo Ministério da Saúde em nível nacional. Dessa vez, o programa Previne Brasil, classificou o município com nota 8,75 tendo o melhor desempenho dentre os 102 municípios alagoanos e o quarto melhor entre os mais de 5.500 municípios do país, na avaliação do terceiro quadrimestre de 2020.

Ainda este mês, o município de Teotônio Vilela, representado pela Secretaria de Saúde, receberá uma certificação em Brasília, pela Comissão Intergestora Tripartite, em reconhecimento pelo trabalho em saúde realizado pelos profissionais e à gestão municipal na expansão da Atenção Básica e a melhoria nos indicadores ao longo dos anos 2019 e 2020, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família.

Para obter tamanho resultado e destaque nacional, a gestão municipal de Teotônio Vilela, que na época tinha como prefeito Joãozinho Pereira e secretária de saúde, Izabelle Pereira, mantida no cargo, com um planejamento estratégico eficaz e entendendo a necessidade de saúde da sua população, fez investimentos importantes para ampliar acesso, humanizar e integralizar a assistência, consequentemente melhorando a qualidade e a resolutividade dos serviços no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

“Desde o primeiro dia que assumimos a Secretaria de Saúde, compreendi o papel fundamental da Atenção Básica, que precisa ser a porta de entrada do usuário na rede atenção à saúde, a ordenadora da rede, a coordenadora do cuidado e que de fato atenda a necessidade de saúde da população. Então, trabalhamos de forma intensa, diuturnamente; planejamos, estabelecemos metas e prioridades, qualificamos os profissionais, estruturamos às Unidades da Estratégia de Saúde da Família (UBS), informatizamos, fizemos monitoramento, acompanhamento e dobramos os investimos na assistência farmacêutica, sempre no propósito de fortalecer o nosso SUS, fazendo, de fato, acessível, resolutivo e gratuito”, disse Izabelle Pereira.

De acordo com a Secretária de Saúde, esse resultado começou a ser construído desde o início da gestão, em 2017, com o então Prefeito Joãozinho Pereira, quando foi possível perceber os avanços extraídos devido ao planejamento e aos investimentos feitos pelo gestor, que na oportunidade, chegou à 34% de todo o orçamento municipal, colocando a saúde como umas das prioridades na sua gestão. Desde então, os investimentos vêm aumentando de R$ 25 milhões em 2017 para R$ 43 milhões investidos na saúde das famílias vilelenses em 2020, com isso, o município segue avançando de forma célere na ampliação dos serviços e ações de saúde, de forma contínua, seguido pelo atual gestor do município, o Prefeito Peu Pereira.

Para a Secretária, é de extrema importância elaborar planejamento, identificar prioridades, estabelecer metas, monitorar, constituir indicadores a partir dos preconizados pelo Ministério da Saúde, adequando-os à realidade do município, são estratégias preponderantes para ampliar acesso, aumentar a resolutividade dos serviços e obter bons resultados em saúde.

“É desafiador e requer muita dedicação construir essa Atenção Básica de qualidade. Aproximar o usuário dos serviços de saúde através da humanização e do acolhimento é prioridade na nossa gestão. É realizador acompanhar essa escalada, os resultados, os acessos, a diminuição de filas, a resolutividade e, acima de tudo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Tenho certeza que a dedicação dos nossos profissionais, somado ao planejamento estratégico e aos investimentos da gestão municipal, o aporte de recursos do nosso deputado federal Arthur Lira, foram fundamentais para que chegássemos nesse resultado; a melhor Atenção Primária de Alagoas e a quarta melhor do Brasil, na avaliação dos indicadores do Ministério da Saúde. Um orgulho estar secretária dessa pasta e colocar a saúde de Teotônio Vilela em destaque no cenário nacional. Deixo aqui meu compromisso que seguiremos trabalhando forte, para continuarmos avançando e ofertar uma assistência à saúde de qualidade para a nossa população ”, afirmou Izabelle Pereira.


Ascom Teotônio Vilela

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.