OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 07 de setembro de 2024

Artigos

24/07/2024 às 09:29

No mês de combate às hepatites virais, Hospital Helvio Auto oferece testagem aberta à população

Testes para hepatites virais devem ser incluídos nos exames de rotina, uma vez que na maioria dos casos a doença é silenciosa e quando vem apresentar sintomas já acarreta implicações sérias - Fotos: Ascom HEHA Testes para hepatites virais devem ser incluídos nos exames de rotina, uma vez que na maioria dos casos a doença é silenciosa e quando vem apresentar sintomas já acarreta implicações sérias - Fotos: Ascom HEHA

Ana Paula Tenório 

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), irá oferecer testes abertos à população para detectar os vírus da hepatite B e hepatite C, além de ações educativas e orientações pré e pós-testes. A iniciativa, que faz parte das ações do Julho Amarelo, mês dedicado à luta contra as hepatites virais, acontecerá no próximo dia 26 de julho, sexta-feira, das 8h às 12h, no Serviço de Assistência Especializada (SAE), ambulatório de doenças infectocontagiosas do HEHA.

A partir das 8h, as pessoas interessadas podem comparecer ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) do HEHA com um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. Serão distribuídas 100 senhas para realização dos exames. Os testes serão feitos a partir das 8h até a última senha distribuída. O tempo médio para entrega de resultados do teste rápido e orientações pós-teste é de cerca 30 minutos.

Se algum resultado der reagente positivo para Hepatites B ou C, o paciente será encaminhado logo após o teste para uma consulta com um médico infectologista do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), que irá fazer as primeiras orientações e pedir o teste de carga viral (exame que mede a quantidade de vírus presente em um certo volume de sangue), que será realizado pelo Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen). No mesmo dia, o paciente já sai com tudo que precisa para iniciar o tratamento e com agendamento de retorno ambulatorial ao Hospital Helvio Auto para dar continuidade ao processo terapêutico com uma equipe de saúde multidisciplinar. 

 "As hepatites virais são doenças muito silenciosas e na maioria dos casos as pessoas não apresentam sintomas, e quando começam a sentir algo, muitas vezes o fígado já apresenta comprometimento, então o diagnóstico precoce é muito importante. Quanto mais estimularmos a testagem e exames de rotina é melhor para o tratamento. E temos que falar ainda da importância da vacinação, uma vez que o Ministério da Saúde oferece a imunização no Calendário Nacional de Vacinação", explicou Lygia Antas, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada do Helvio Auto.

Em 2023, o Hospital Helvio Auto registrou 61 novos casos de hepatites virais, que foram encaminhados para tratamento ou internação. De janeiro a junho de 2024, foram contabilizados 21 novos casos só no HEHA. Os novos casos são identificados, atendidos e encaminhados para tratamento ambulatorial ou internação, dependendo da situação do paciente no momento em que procura o serviço.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023, Alagoas teve um total de 173 casos de hepatites do tipo A, B, C, D e E.  O impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose.

Como participar

Para realizar os testes, o cidadão deve levar um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe do HEHA está preparada para dar as orientações pré e pós-testes e efetuar o procedimento.

As testagens do Julho Amarelo na Uncisal é uma realização do Hospital Escola Dr. Helvio Auto em parceria com a Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-Estar (Sasbem), Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) e Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen).



Fonte: Ascom HEHA

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.