OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

Notícias

16/04/2024 às 16:46

Prefeitura de Maceió entrega Casa de Passagem São Vicente de Paulo II, no Benedito Bentes

Casa de Passagem tem capacidade para acolher 50 pessoas. Itawi Albuquerque/ Secom Maceió Casa de Passagem tem capacidade para acolher 50 pessoas. Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

“Eu agradeço porque vivia na rua, era uma vida tão ruim. Comi até comida do lixo, mas quando cheguei aqui minha vida mudou, eu fiquei totalmente diferente, todo limpo e me sinto bem de estar aqui”. Esse é o relato de Luís Carlos, 49 anos, que vivia em situação de rua, mas que atualmente está abrigado na Casa de Passagem São Vicente de Paulo II, no Benedito Bentes. A unidade de acolhimento institucional foi entregue, nesta terça-feira (16), pela Prefeitura de Maceió.

A casa de passagem é mais um equipamento público que beneficia as pessoas em situação de rua da parte alta da cidade, ao garantir o acolhimento para elas. O local possui capacidade para receber 50 pessoas e oferece a oportunidade de um recomeço através dos serviços que são oferecidos.

A unidade de acolhimento institucional funciona 24 horas e conta com dormitório, alimentação, encaminhamentos para a retirada de documentos, agendamento de consultas médicas e direcionamento para os demais programas socioassistenciais do município de Maceió.

Além disso, a casa de passagem também oferece auxílios psicológico, social e afetivo. Profissionais da Prefeitura de Maceió, ainda vão fazer ações de busca ativa, de domingo a domingo, para encaminhar pessoas em situação de rua aos atendimentos institucionais em assistência social.

De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), Fernando Davino, os abrigos são muito importantes para que a população tenha uma melhor qualidade de vida. “No abrigo, eles terão muito mais qualidade de vida. Terão de volta os direitos que, muitos, já haviam perdido. Todos aqui são bem-vindos e bem cuidados”, pontuou.

A diretora de Proteção Social Especial da Semdes, Tarcila Brandão, reforçou que a Casa de Passagem é um serviço de maior operatividade para dar suporte aos outros já instalados no Benedito Bentes. Ela também destacou que a unidade de acolhimento é fruto de uma emenda cidadã, na qual a população levou a ideia e a necessidade aos vereadores, que acataram o pedido.

Secom Maceió 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.