OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

Notícias

16/04/2024 às 20:16

CGJ orienta servidores sobre procedimentos da Lei Maria da Penha

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) elaborou o manual ‘Procedimento de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher’, para padronizar as práticas e rotinas cartorárias no âmbito das varas com competência criminal de 1º grau em todo o estado. O manual já está disponível no Intrajus, no ícone ‘Manuais e Suporte CGJ’.

O guia apresenta, de maneira didática, todos os procedimentos que devem ser adotados em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme determina a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

De acordo com o juiz Fausto Magno, titular da 13ª Vara Criminal da Capital e integrante da comissão organizadora do manual, a uniformização dos atos cartorários trará maior segurança e eficiência ao procedimento judicial.

“Com o manual o retrabalho será evitado, propiciando uma maior produtividade da unidade judiciária. Aproveito para destacar o total apoio despendido pela CGJ, que tem consciência da necessidade de trazer maior celeridade aos procedimentos, e apoiou a ideia da elaboração de tais manuais”, comentou ele.

Para a técnica judiciária do 1ª Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, Julyana Andrade, que também integra a comissão, a ferramenta vai auxiliar bastante os servidores do Judiciário.

“O manual busca estabelecer diretrizes para que os servidores possam se basear, uma vez que expõe de forma autoexplicativa o passo a passo dos cumprimentos desses atos, facilitando os trabalhos e otimizando a rotina cartorária”, disse ela.

A comissão também é formada pela juíza Laila Kerckhoff, titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de São Miguel dos Campos; e pelos servidores Steffannon Costa, chefe da Secretaria de Processamento Unificado de Feitos Judiciais; Simone Marinho, Emília Raquel Almeida e Adriana Carla Rodrigues, das 15ª, 14ª e 12ª Varas Criminais da Capital, respectivamente.



Sâmara Souza – Ascom CGJ/AL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.