OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 30 de abril de 2024

Notícias

17/04/2024 às 14:41

Junta Comercial recebe Conselho de Contabilidade e define acordo de cooperação

Profissionais de contabilidade são os principais clientes da Junta Comercial. Ascom Juceal Profissionais de contabilidade são os principais clientes da Junta Comercial. Ascom Juceal

Hotton Machado 

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita técnica da direção do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL) na sede da autarquia, em Maceió. Na reunião, foi definida a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre os sistemas das entidades.

Durante o encontro, foi apontado que os profissionais de contabilidade são os principais clientes da Junta Comercial, e uma integração dos dados fornecidos pelo CRC/AL ao Portal Facilita Alagoas – interface de registro e licenciamento empresarial no estado – permitiria um controle maior das informações e uma segurança de ações por parte dos profissionais.

O presidente da Juceal, Ricardo Dória, exaltou a disponibilidade da autarquia, frisando que a integração será um passo importante para o combate às fraudes fiscais. Na oportunidade, o gestor destrinchou também ações recentes da Junta Comercial em prol ao trabalho dos contadores.

“Acredito que o Portal Facilita Alagoas tenha simplificado muito o trabalho de todos os profissionais por funcionar como essa porta de entrada em que o cliente resolve o registro e o licenciamento do negócio. Sobre isso, nós iremos avançar ainda mais neste ano. Estamos programando tornar a consulta prévia automática para os 20 municípios com maiores densidades empresariais, e integrar outros sistemas das entidades de licenciamento”, pontuou.

Nesse sentido, o gestor mencionou a integração do Facilita Alagoas ao sistema Previni, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que ocorreu semana passada, e a volta, na última segunda-feira (15), do atendimento telefônico para suporte ao portal, antiga demanda também dos contadores.

Durante a reunião, a presidente do CRCAL, Adriana Araújo, salientou esse trabalho em busca de uma plataforma única para andamentos e acenou por uma aproximação maior entre as entidades.

“É exatamente isso que o Governo tem buscado, um ambiente único, onde o contribuinte entra com uma única senha e acessa todos os sistemas do Estado. Antigamente nós passávamos por muita coisa, com processos que demoravam bastante. Hoje nós identificamos um crescimento muito grande da Junta Comercial. Nós temos nove comissões que trabalham dentro do Conselho, e quem sabe de repente a gente não traga um grupo para começar a trabalhar as demandas da Juceal”, ponderou.

O Conselho de Contabilidade está em fase de integração dos dados referentes aos profissionais contábeis ao sistema da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), o que serviria como base também para a integração juntamente à Juceal.

Na reunião, também estiveram presentes o vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo; o vice-presidente administrativo e de planejamento do CRCAL e também vogal da Junta Comercial, José Vieira; o vice-presidente de registro, fiscalização, ética e disciplina do CRCAL; Antônio Ricardo Guedes Lins; e a vice-presidente de controle interno do CRCAL, Maria José Sobral Tomaz.

Ascom Juceal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.