OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 30 de abril de 2024

Notícias

17/04/2024 às 17:35

Alagoas realiza mais um transplante de fígado e receptor apresenta boa recuperação

Segundo a Central de Transplantes de Alagoas, já foram realizados no Estado nove transplantes de córneas, dois de rins e um de fígado de janeiro até agora. Carla Cleto / Ascom Sesau Segundo a Central de Transplantes de Alagoas, já foram realizados no Estado nove transplantes de córneas, dois de rins e um de fígado de janeiro até agora. Carla Cleto / Ascom Sesau

Daniel Tavares 

Mais um transplante de fígado foi realizado em Alagoas. O receptor é Danilo dos Santos Neto, de 55 anos, que tinha cirrose alcoólica. Ele está se recuperando bem, conforme a equipe médica que realizou o procedimento, ocorrido no último sábado (13), na Santa Casa de Maceió.

De acordo com a Central de Transplantes de Alagoas, o doador foi um homem de 49 anos, que teve morte encefálica confirmada. Após o consentimento da família, foram doados o fígado, os dois rins e as duas córneas.

Os rins foram enviados para o Estado de Pernambuco, pois não havia receptor compatível em Alagoas. Já as córneas foram transplantadas em alagoanos que aguardavam na lista de espera do Estado.

A coordenadora da Central de Transplante de Alagoas, Daniela Ramos, destaca a importância do gesto de doar órgãos. “É uma decisão que salva outras vidas, mesmo após a morte. É bom ressaltar que sempre é muito importante avisar os familiares sobre essa nobre decisão, conscientizá-los e sensibilizá-los desse milagre, que é o poder de salvar a vida a outras pessoas, pois é necessário a autorização da família para a doação”, pontuou.

Transplantes em Alagoas em 2024

Segundo os dados da Central de Transplantes de Alagoas, já foram realizados no Estado nove transplantes de córneas, dois de rins e um de fígado entre janeiro a abril de 2024. A instituição trabalha para ampliar o número de procedimentos e, para isso, lançou o Programa Alagoas Transplanta, lançado nesta semana, que se soma aos esforços do Governo de Alagoas para realizar os transplantes de coração no Hospital do Coração Alagoano.

O "Alagoas Transplanta" promete um atendimento médico completo, com cuidados ambulatoriais, hospitalares e cirúrgicos, além do fornecimento contínuo de medicamentos, incluindo imunossupressores, cobrindo todas as fases do transplante, do pré ao pós-operatório. Os procedimentos serão realizados no Hospital do Coração Alagoano, que agora está habilitado pelo Ministério da Saúde para receber pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ascom Sesau

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.