OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2024

Notícias

06/05/2024 às 17:33

Frente parlamentar e Sebrae/AL firmam acordo por micro e pequenas empresas

Liderados por Dr. Wanderley, grupo de deputados estaduais assinam Carta de Intenções em que se comprometem representar e defender o setor Liderados por Dr. Wanderley, grupo de deputados estaduais assinam Carta de Intenções em que se comprometem representar e defender o setor

A Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresas de Alagoas, da Assembleia Legislativa de Alagoas, e o Sebrae/AL firmaram na manhã desta segunda-feira (06.05) acordo em que se comprometem lutar para que as legislações federal e estadual sejam “cumpridas na íntegra” para o setor e pela criação e fomento de “políticas públicas que contribuam com o ambiente de negócios em Alagoas”.

O compromisso foi formalizado na sede do Sebrae com assinatura de uma Carta de Intenção pelos deputados estaduais e dirigentes da entidade. Estiveram presentes o presidente da Frente Parlamentar, Doutor Wanderley (MDB), e os deputados Mesaque Padilha (União), Alexandre Ayres (MDB) e André Silva (Republicanos).

Pelo Sebrae/AL assinaram a Carta Domício José Gregório Arruda, presidente do Conselho Deliberativo Estadual; Vinícius Nobre Lages, diretor- superintendente; Keylle André Bida de Lima, diretor técnico e Juliana Lopes de Farias Almeida, diretora de administração e finanças.

Autor da articulação política que criou a Frente, Doutor Wanderley colocou-se, ao lado dos colegas deputados, à disposição para representar os interesses do setor e defender na Assembleia Legislativa aprovação de leis que possam impulsionar o crescimento do setor. “Estamos à disposição dos microempreendedores e do Sebrae para essa luta, que interessa também ao governo do Estado e toda sociedade alagoana”, disse.

Os termos da carta especificam nove temas relacionados às micro e pequenas empresas incluídos no ambiente de negócios: Desburocratização, Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Compras Públicas, Compras da Alimentação Escolar Junto à Agricultura Familiar, Salas do Empreendedor, Inovação na Gestão Pública, Educação Empreendedora e Inovadora no Ensino Médio, Inclusão Produtiva e Políticas de Crédito.

Números obtidos pelo Sebrae/AL com base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal apontam abertura de 7,5 mil micros e pequenas empresas formalizadas em 2023, número que representa mais de 20 por dia. Esse número é superior em 8% ao ano anterior, que contabilizou 6,9 mil novos empreendimentos.

Ainda em 2023, a abertura de novos registros de microempreendedores ficou estabilizado, com 26.920 novos MEIs, que, somados às pequenas empresas, somam 34,4 mil novos pequenos negócios abertos no ano passado.

Estudos mostram que esses pequenos negócios têm sido fundamentais para a economia brasileira, respondendo em média por 7 de cada 10 empregos gerados. Esses números são considerados análogos em Alagoas.

O empreendedorismo, expressado nas formas das micro e pequenas empresas, tem papel fundamental no progresso e desenvolvimento da sociedade, em especial na criação de novas empresas, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população.


Ascom Dr. Wanderley

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.