OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2024

Notícias

06/05/2024 às 19:38

Abertas inscrições para a 3ª edição do Edital Braskem: Projetos que Transformam

As organizações sociais poderão inscrever projetos com foco em Economia Circular e Clima; Educação Profissional e Tecnológica, e Inclusão Social As organizações sociais poderão inscrever projetos com foco em Economia Circular e Clima; Educação Profissional e Tecnológica, e Inclusão Social

Por: Aline Angeli

Começa nessa segunda-feira, 6, o período de inscrições para a terceira edição do Edital Braskem: Projetos que Transformam. A ação busca impulsionar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas comunidades onde a Braskem atua. Para isso, cada projeto selecionado poderá receber investimentos de até R$ 50 mil. As inscrições para o edital estarão abertas até 29 de maio e devem ser realizadas por meio do link: https://editaisbraskem.prosas.com.br. Serão destinados recursos para até 15 projetos selecionados no país.

Nesta edição, serão priorizadas iniciativas que estejam alinhadas a uma das três temáticas prioritárias da companhia: Economia Circular e Clima; Educação Profissional e Tecnológica; e Inclusão Social. "Em Alagoas nós buscamos projetos que impactem positivamente as comunidades do entorno das nossas unidades. Promover oportunidades de desenvolvimento é o que move este projeto e o sucesso das duas últimas edições comprova a sua importância”, diz a analista de relações institucionais da Braskem, Régia Melo.

Capacitação - Destinado a organizações sociais, o Edital Braskem contemplará projetos que fomentem o desenvolvimento local nos estados de Alagoas, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em Alagoas, poderão ser inscritas iniciativas que beneficiem os municípios de Maceió, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. As ações selecionadas terão até 12 meses para serem executadas. Uma capacitação gratuita virtual de apoio à elaboração das propostas será realizada entre 14 e 17 de maio, das 14h às 17h, contemplando todas as instituições interessadas. Mais informações podem ser obtidas no site do edital. Para a capacitação, não é necessária inscrição prévia.

Os projetos serão avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final. A divulgação dos selecionados está prevista para ocorrer no último trimestre de 2024. Na sequência, os autores das iniciativas escolhidas participarão de mais uma capacitação, desta vez sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais.

Na última edição, realizada em 2023, o Edital Braskem recebeu 229 inscrições, sendo dois projetos selecionados em Alagoas este ano. O projeto “Mãos à obra”, do Instituto Mandaver, promove a diversificação da oferta de serviços disponíveis na comunidade do Vergel do Lago, contribuindo com a geração de empregos e o fortalecimento da economia local. O Instituto oferece oficinas na área de construção civil com aulas teóricas, técnicas e práticas em pintura e alvenaria.

O Instituto Ayni desenvolve o projeto “Oceanos de plástico: economia circular em comunidades costeiras” criado com o objetivo de promover a retirada de plásticos do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba, região metropolitana de Maceió. A proposta inclui a criação de um centro de coleta e processamento de resíduos para transformá-lo em artefatos como piso intertravado, bancos de praça, grelha e cobogós, bem como a criação de uma moeda local, que será utilizada no comércio da região como forma de incentivar a adesão da comunidade às atividades.

Fonte: Amais Imprensa

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.