OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2024

Notícias

07/05/2024 às 14:15

Semana da Memória: servidores realizam visita guiada ao museu do Judiciário

Servidores do TJAL conheceram mais sobre a Justiça alagoana e seus personagens. | Caio Loureiro Servidores do TJAL conheceram mais sobre a Justiça alagoana e seus personagens. | Caio Loureiro

O Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas está promovendo visitas guiadas para servidores que desejam conhecer mais sobre a história do Judiciário estadual. A iniciativa integra programação da Semana da Memória.

"Nosso museu é muito visitado, mais de 5 mil pessoas já passaram por aqui, mas ainda há servidores que não conhecem. Então, pensamos em promover essas visitas guiadas", explicou a secretária especial da Presidência do TJAL, Luciana Omena.

Grupos de servidores da Secretaria Especial, da Diretoria Adjunta de Assuntos Judiciários (DAAJUC) e de outros setores do Tribunal estiveram no CCM na manhã desta terça (7). "É maravilhosa a visita. A gente vai revivendo o nosso Direito, a nossa justiça", disse Cristina Bandeira, da DAAJUC.

Para a servidora Maria Gilcelia Monteiro, o que mais chamou atenção foi a história do Judiciário. "Como o Tribunal começou, quem foram os desembargadores. É importante para a gente se familiarizar enquanto servidor".

Os grupos são acompanhados pelos estudantes de História Laura Rosas, Rafael Oliveira e Laila Talita. Os setores interessados podem agendar as visitas pelo instagram do CCM (@ccmtjal), pelo e-mail [email protected] ou indo diretamente ao museu, que funciona no prédio histórico do Tribunal de Justiça, na Praça Deodoro, em Maceió.

"Aqui no CCM a gente fala um pouquinho sobre a história do Brasil, a história do Judiciário de Alagoas. Tratamos também alguns pontos da política, leis importantes e falamos de curiosidades específicas da Justiça", disse Laura Rosas. Até o final da semana, as visitas podem ser realizadas das 8h30 às 16h.

Semana da Memória


O Dia da Memória do Poder Judiciário é celebrado em 10 de maio. Em alusão à data, o CCM promoveu nesta segunda (6) palestra sobre o último brasileiro enforcado no império.

Uma exposição também pode ser conferida no hall de entrada do Tribunal. Há peças do processo sobre o enforcamento e a "cápsula do tempo" que foi retirada do Fórum de Santana do Ipanema e que só poderá ser aberta em 2101.

Dicom TJAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.