OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

13/08/2022 às 13:39

Agosto Lilás: Pilar tem palestra para servidores sobre violência contra a mulher

A Prefeitura do Pilar abriu oficialmente mais uma campanha de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. E nesta sexta-feira (12), o Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, foi palco de um importante encontro reunindo servidores de todas as secretarias municipais, público-alvo de uma palestra voltada à conscientização sobre as diversas formas de violência.

A palestra foi ministrada por militares do projeto “Junto por Elas”, da Patrulha Maria da Penha. Na ocasião, o cabo Rodrigo Araújo e o soldado Geraldo Ferreira expuseram dados sobre a escalada da violência contra a mulher, reavivando o alcance da Lei Maria da Penha, criada em 2006 para proteger a vítima, independentemente de classe, raça ou orientação sexual.

Todos foram alertados sobre a necessidade de se identificar e prevenir as situações de violência, dentro e fora do ambiente familiar. Segundo a Polícia Militar, foram registrados 27 feminicídios somente no primeiro semestre deste ano em Alagoas, o que só reforça a importância de se denunciar o agressor – contra quem a Justiça pode autorizar, inclusive, uma medida protetiva de urgência.

“É sempre muito bom poder conversar sobre o combate à violência contra a mulher. Pilar desenvolve um trabalho muito importante de prevenção, capacitando os guardas municipais para fortalecer esse enfrentamento”, comentou o soldado Geraldo Ferreira, parabenizando a equipe da Secretaria Municipal de Saúde pela iniciativa.

O ponto-chave do encontro foi o debate que levou os servidores a refletirem sobre a relação a dois. “Nós preparamos um bate-papo bem descontraído para deixá-los muito à vontade e, com isso, permitir a interação. Contamos com um público numeroso e receptivo à proposta. Afinal, não basta empoderar a mulher. Precisamos também conscientizar os homens”, avaliou o cabo Rodrigo Araújo.

No Pilar, a Casa da Mulher Pilarense garante o acolhimento e acompanhamento, extensivo às famílias, de mulheres vítimas de violência, que também podem contar com a Patrulha Municipal Maria da Penha. Criada em março deste ano, ela oferece um atendimento qualificado, célere e, sobretudo, humanizado, conhecendo a realidade das vítimas e atuando com a máxima sensibilidade que cada caso requer, sem vitimização ou preconceito.

O secretário de Saúde, Pedro André Moraes, por sua vez, destacou a dimensão do evento desta sexta, lembrando a vasta programação do Município alusiva ao Agosto Lilás, que se estende até o dia 27. “Tenho certeza de que a palestra de hoje foi extremamente esclarecedora”, atestou o gestor.


Ascom Pilar


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.