OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

13/08/2022 às 13:43

Superintendente da SMTT de Maceió participa de evento nacional sobre transporte público

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Maceió, André Costa, participou nos dias 9 a 11 de agosto, em São Paulo, da 35ª edição do Seminário Nacional da Associação de Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2022. O encontro teve como tema principal “Novas regras para o transporte coletivo urbano: mais qualidade e tarifa mais acessível”.

O evento abordou a proposta do novo marco legal para o transporte público coletivo urbano, com foco no financiamento, com a separação entre tarifa pública e tarifa de remuneração, subsídios e fontes extratarifárias para o custeio do serviço.

Inovação e tecnologia marcaram a programação das atividades. Foto: SMTT
Inovação e tecnologia marcaram a programação das atividades. Foto: SMTT

Em paralelo ao seminário, que também contou com a participação da diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, ocorreu simultaneamente a LAT.BUS Transpúblico, a Feira Latino-americana do Transporte, e a 112ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana.

As atividades apresentaram discussões sobre os desafios para o transporte público coletivo no Brasil e as alternativas para melhoria na mobilidade urbana, com sistemas inteligentes de transporte (ITS) e novidades sobre meios de pagamentos.

Superintendente da SMTT de Maceió , André Costa; presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges;  Diretor operacional do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira e Renato Gianolla, Consultor da Oficina Consultores. Foto: SMTT
Superintendente da SMTT de Maceió , André Costa; presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), Guilherme Borges; Diretor operacional do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira e Renato Gianolla, Consultor da Oficina Consultores. Foto: SMTT

Na ocasião, os integrantes da SMTT também visitaram o BRT de Sorocaba. Uma experiência exitosa na cidade paulista que tem proporcionado ganhos no tempo de viagem e na satisfação dos usuários do transporte público.

O titular da SMTT destacou o quanto Maceió tem desenvolvido um trabalho responsável com o transporte público coletivo.

“A redução da passagem, no início da gestão, e a manutenção da tarifa para a população, no valor de R$ 3,35 demonstram o compromisso com os cidadãos. Uma medida que só pode ser mantida pela política governamental de subsídio ao transporte público adotada pelo Município. O que assegura para os maceioenses outros benefícios, como o Passe Livre Estudantil e o Domingo é Livre, marcos no trabalho do prefeito JHC, que vê a mobilidade como um dos pilares da administração para o povo”, ressaltou Costa.

Já o diretor operacional do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, explicou o resultado de uma das análises no sistema da cidade paulista.

“Eu tenho uma linha que faz a ligação norte-sul da cidade, onde antes do BRT , o tempo estimado de viagem era uma hora e 20 minutos, uma hora e vinte e cinco. Hoje, eu consigo fazer essa viagem e entregar para a população, em no máximo 55 minutos. Uma economia entre ida e volta, no mínimo uma hora do seu dia em tempo de deslocamento”, afirmou.

Representantes da SMTT, André Costa e Paula Isanelle, conheceram experiências nacionais. Foto: SMTT
Representantes da SMTT, André Costa e Paula Isanelle, conheceram experiências nacionais. Foto: SMTT




Ascom SMTT Maceió




Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.