OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Artigos

10/05/2021 às 17:13

Crônica: Colchão de Investimento Privado

Rodrigo Alves de Carvalho (*)

Depois de anos labutando na roça, o velho Olegário conseguiu juntar um bom dinheirinho com a pequena lavoura e a criação de porcos. 

Preocupado com aquele dinheiro todo guardado na casinha simples e humilde no meio do mato, sem segurança alguma e sabendo que existiam investimentos bancários para valorizar aquele dinheiro, o filho de seu Olegário conseguiu após muita resistência convencer o desconfiado matuto a ouvir propostas de investimentos num banco da cidade. 

Após pedir que Olegário e o filho se sentassem e oferecer um cafezinho, o gerente muito prestativo vai direto ao ponto. 

- Seu Olegário, entendo que o senhor não goste e não entenda muito dessas coisas de banco como juros, taxas, aplicações etc., mas o seu filho me contou que o senhor guarda uma considerável quantia em sua casa e lhe garanto que investindo no nosso banco o dinheiro estará seguro e rentável. 

O velho Olegário começou a franzir a testa: 

- Seu gerente, vou ser honesto. Só vim aqui ouvir o que tem pra me dizer porque meu filho me encheu o saco. Por mim o dinheiro fica lá em casa.  

O gerente sorriu: 

- Mas aqui o dinheiro vai render muito, por exemplo, se o senhor aplicar no Tesouro Selic, que é um título público pago ao investidor pela taxa Selic... 

Olegário coçou a cabeça: 

- Desculpa seu gerente, mas selim eu conheço só de bicicleta.  

Uma grande risada do gerente e o rosto vermelho de vergonha do filho de seu Olegário encolhido na cadeira. O gerente continua: 

- Tudo bem seu Olegário, e se o senhor aplicasse em CDB, onde estaria emprestando dinheiro ao banco e é remunerado por isso... 

 Olegário se levanta enraivecido: 

- CDB, PMDB, PCB, eu não quero saber de política não. Desse jeito vou deixar meu dinheiro lá em casa mesmo, onde sei que corrupto nenhum vai pôr a mão e se alguém fizer gracinha minha doze cospe fogo! 

O gerente tentou argumentar sobre aplicar em Letras de Câmbio, Fundos de Investimentos e até na Poupança, mas o velho já estava decidido onde investir seu dinheiro.  

- Desculpa seu Olegário, mas só porque o senhor não entende dessas palavras que precisa desconfiar de nossos investimentos! 

Olegário então sorri: 

- Posso não entender. Mas vou aplicar meu dinheiro no C.I.P. lá em casa. 

O gerente arregala os olhos por nunca ter ouvido falar dessa sigla: 

- O que é C.I.P.? 

 Olegário responde com uma piscadela: 

- Colchão de Investimento Privado. 

(*) Nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.