OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Artigos

01/11/2021 às 13:08

Crônica: Leões de circo

Por Rodrigo Alves de Carvalho 


Década de oitenta e novamente sou criança. Dessa vez a agitação acontecia em nosso campinho de futebol do bairro. Caminhões, Kombis e carros estacionavam em nosso ralo e batido gramado. Logo percebíamos do que se tratava, o circo havia chegado. Mais um dentre vários circos e parquinhos de diversões que se instalavam em nosso campinho.  

O circo era legal! Principalmente quando tinha animais e mais especificamente quando haviam leões. 

A princípio, a molecada não se importava tanto com o circo e sim, ficavam em volta da cela dos leões. No que dizia respeito aos espetáculos propriamente ditos, tínhamos outras intenções que não era pagar ingresso para assistir. Ficávamos observando a montagem da lona e procurávamos possíveis brechas para que no dia das apresentações pudéssemos entrar por baixo dos panos. Alguns conseguiam, outros eram pegos em flagrante e deportados para fora com sermões e palavras obscenas. 

Porém, o que mais marcava a presença do circo em nosso bairro era a fuga dos leões. 

— O leão do circo escapou! O leão escapou! 

As vizinhas desesperadas fechavam o portão, chamavam os filhos para dentro de casa e o burburinho se espalhava pelos quatro cantos da cidade. 

Entretanto, ninguém de fato chegou a se deparar cara a cara com algum daqueles felinos. Poderia ser uma estratégia de marketing. Espalhava-se o boato de que o leão havia escapado só para deixar as pessoas apreensivas. Geralmente no outro dia chegava a notícia de que o leão havia sido capturado de novo. E todos ficavam aliviados, com vontade de irem ao circo, principalmente para verem o leão saidinho. 

Outro fato curioso era o desaparecimento misterioso de gatos em nosso bairro. Ouvíamos dizer que haviam pessoas que trocavam gatinhos inocentes por ingressos e esses gatinhos viravam petiscos para os leões. Mas, sinceramente nunca fiquei sabendo se isso era verdade. 

Com o passar dos anos os circos foram acabando (coincidentemente a população de gatos foi aumentando). A televisão, internet e outras mídias audiovisuais desestimularam as pessoas em saírem de suas casas para assistirem espetáculos circenses e isso fez com que muitos circos acabassem com suas atividades. Hoje, raramente chega um circo na cidade.  

Mas, com certeza se chegar um circo com leões, por vias das dúvidas, não deixarei meus gatos saírem para fora de casa.  

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.