OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 22 de maio de 2024

Esporte

22/04/2024 às 13:06

Meia Maratona e 38ª Corrida Tiradentes reúnem multidão de atletas na orla de Maceió

Corrida já faz parte do calendário esportivo alagoano Corrida já faz parte do calendário esportivo alagoano

Marília Morais

Uma multidão de atletas já começava a se concentrar desde às 5 horas da manhã no Memorial à República, bairro do Jaraguá, na expectativa pela largada da Meia Maratona e 38ª Corrida Tiradentes, ocorrida no domingo (21), em Maceió. O evento, que já faz parte do calendário esportivo alagoano, é promovido pela Polícia Militar de Alagoas e integra as comemorações em alusão ao 21 de abril, dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir e patrono das polícias militares do Brasil.


Marca registrada do militarismo, com a disciplina que lhe é peculiar, as provas tiveram início pontualmente às 6 horas com a largada dos atletas cadeirantes, um minuto depois com os que disputaram a prova de 21Km e às 6h15, com os públicos dos 5 e 10Km. O que se viu foram centenas de atletas superando seus próprios limites, em busca de vencer os desafios e concluir os percursos.

Entre os competidores, estava a senhora Rosinete Mendonça, que do alto dos seus 79 anos, já é veterana na Corrida Tiradentes. “São mais de 40 anos praticando atividade física regularmente, o que com certeza me ajudou a envelhecer com saúde e disposição. Há vários anos estou aqui, disputando esta corrida tão bem organizada e segura”, disse, acrescentando que neste ano convidou o filho para acompanhá-la na competição.




A abertura da Corrida Tiradentes foi acompanhada pelo subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, que desejou boa sorte aos competidores antes das provas. Juntamente com o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, ele foi um dos que completaram o percurso.

Ao longo do evento, o bom som da banda de música da PM animou os atletas. Já as crianças puderam se divertir com as atividades do Regimento de Polícia Montada, Canil, ação educativa de Trânsito com o BPTran e a equipe do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd).



Campeões militares 5 e 10Km

Primeiro policial militar a concluir a corrida, o soldado Alam Araújo Teixeira terminou a prova dos 5Km em 18 minutos e 27 segundos, seguido do soldado Bruno Ítalo (19’25’’) e do soldado José Alberto Miron (20’36’’). O pódio foi o mesmo da recente Corrida Caetés Guardiões do Rio, desenvolvida pela 1ª Companhia Independente, em São Miguel dos Campos.




As primeiras policiais femininas começaram a despontar com a soldado Fabiana Yasmine, já aos 24’27, nos 5Km, seguida pela subtenente Maria Cristina Braga (25’27) e pela sargento Laíse Kilma (25’31).

O pódio dos 10Km foi formado pelo soldado Michel Felipe Cassiano (00’40’’), cabo José Naefson (00‘43’’)e pelo sargento Berivan Miranda (00’48’’).

Já as primeiras colocações dos 10Km da categoria policial militar feminina ficaram com a cadete Nayara Condja (52’46), soldado Rafaella Tenório (56’19’’) e capitã Andréa Maria de Vasconcelos (01’00).

Campeões militares da Meia Maratona

A disputa dos 21Km foi acirradíssima. Ao final da prova, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar Felipe Lira foi o grande campeão, com o tempo de 01’20’’, seguido pelo cabo Jonas Tavares (01’21’’) e pelo soldado Alexandro Morais (01’28’’).




No feminino, a soldado Rafaela Barbosa (02’02’’), coronel Rita de Cássia Cardoso (02’13’’) e soldado Amanda de Oliveira (02’22’’) representaram o pódio campeão dos 21Km.

Confira os resultados da Corrida Tiradentes em todas as categorias aqui

Acesse a galeria de fotos do evento aqui

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.