OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de maio de 2024

Esporte

23/04/2024 às 19:32

Último dia para se inscrever no Jeal: conheça a história do professor de natação da rede estadual

Victor Souto continua atuando e treinando os estudantes para a competição |Ana Paula Lins / Ascom Seduc e Thiago Athaíde Victor Souto continua atuando e treinando os estudantes para a competição |Ana Paula Lins / Ascom Seduc e Thiago Athaíde

Cecília Calado 

As inscrições para os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2024 já estão no seu prazo final. Os gestores, coordenadores ou professores de educação física de escolas públicas e particulares têm até esta quarta-feira (24) para inserir os estudantes na competição. As inscrições estão ocorrendo nas Gerências Especiais de Educação (GEEs) para as disputas nas etapas regionais, no caso das modalidades coletivas, e nas etapas estaduais, para as modalidades individuais.

As competições estarão distribuídas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), com 22 modalidades em disputa, sendo 19 individuais e quatro coletivas. Os esportes individuais e de duplas desta edição são atletismo, atletismo adaptado, vôlei de praia, wrestling, badminton, ciclismo, futevôlei, ginástica artística, xadrez, judô, tae-kwon-do, karatê, tênis de mesa, natação, esgrima, triatlo, tiro ao arco e ginástica rítmica. Já as modalidades coletivas são basquete, voleibol, handebol e futsal.

Os documentos solicitados para a inscrição nos Jogos Estudantis de Alagoas são: RG e CPF do aluno; atestado médico do aluno e do técnico; registro do Conselho Regional de Educação Física (CREF) do professor (dentro do prazo de validade); e ficha de inscrição da modalidade e termo de autorização da instituição de ensino.

Esporte como agente transformador

O Jeal é considerado o maior evento esportivo de Alagoas, que proporciona visibilidade e reconhecimento aos atletas, e a possibilidade de garantir vagas para as competições nacionais. Para alguns estudantes, como é o caso de Victor Souto, os jogos foram a porta de entrada para um mundo que, mais tarde, seria o seu ambiente de realização profissional.

A prática de esportes, oportunizada pela rede estadual de ensino, despertou em um menino de 11 anos o desejo de ser atleta e competidor. A modalidade esportiva que estimulou tamanho interesse foi a natação, que fez Victor Souto conquistar 15 medalhas nos Jogos Estudantis de Alagoas e o sonho de criança ser realizado.

“O Jeal para mim foi a porta de entrada para tudo que aconteceu em minha vida. Foi através dele que fui reconhecido, fiz amizades e descobri a minha vocação para professor”, conta.

A natação para Victor Souto tornou-se não apenas uma prática esportiva, mas sim, um meio de subsistência e independência financeira. “Cheguei onde eu estou graças à escola pública, porque foi por meio dela que tive acesso ao esporte”, menciona ele.

Hoje, Victor Souto é formado em Educação Física e contribui como técnico de saltos ornamentais e natação no Centro de Desportos e Recreação Cleonice Barros (CDR), onde se reconheceu como atleta e teve primeiras experiências com o nado.

“Estar aqui como professor é um misto de emoções. Eu me vejo nos alunos que ensino e faço questão de estimulá-los para continuarem treinando e estudando, porque do mesmo jeito que eu consegui, eles também podem e conseguem”, destaca.

Victor faz um apelo para que os estudantes se interessem pelo Jeal, não só pelas medalhas, mas sim, pela experiência obtida. “Que os nossos estudantes entendam que não é só por uma medalha, é para participar do evento, participar da comunidade esportiva em si, porque o esporte não é só medalha. O esporte é uma comunidade que todo mundo vai se ajudando e trocando experiências”, ensina.

Ascom Seduc

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.