Ana Beatriz Rodrigues
O Governo de Alagoas recepcionou, neste sábado (2), os competidores da 33ª edição do Rally dos Sertões. A maior competição off-road das Américas foi encerrada, pela primeira vez, em um município alagoano, no domingo (3).
O segundo dia do Rally dos Sertões em Alagoas foi marcado por chuva e mudança de planos: a etapa que iria de Delmiro Gouveia até Marechal Deodoro foi cancelada devido à instabilidade do tempo. Os competidores seguiram de forma livre até a Barra de São Miguel, local onde ficou instalada a segunda Vila dos Sertões em Alagoas.
No local, o Governo de Alagoas ofereceu um espaço de convivência, com uma exposição mostrando o artesanato alagoano.
O secretário de Governo, Vitor Pereira, esteve presente na recepção representando o governador Paulo Dantas e destacou a importância do Estado de Alagoas apoiar eventos como esse.
“São mais de 3.500 pessoas envolvidas, com investimentos em diversas áreas, desde tecnologia até infraestrutura e logística. Quem chega a Alagoas tem a oportunidade de conhecer nossa estrutura, nosso povo acolhedor e, certamente, compartilhará as boas experiências vividas aqui no estado. Quem participa do raly busca desafios, superação e, ao final, um lugar especial para relaxar e aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer”, acrescenta.
A CEO do Rally dos Sertões, Leonora Guedes, destacou que, quando o estado apoia um evento com esse porte, tudo se torna mais fácil e proveitoso para ambos.
“O Rally dos Sertões não acontece dentro de um autódromo, dentro de um estádio, de uma arena. O plano de atuação é o Brasil, então ele não consegue se viabilizar sem o apoio, a parceria do poder público principal, estadual e geral. O Governo de Alagoas, desde o início, desde o primeiro momento, quando a gente começou a conversar, foi um super parceiro, com certeza tem incentivado muitos eventos esportivos. Isso é bom para todos, para a gente que faz e precisa dessa relação estreita e também para o estado, que consegue atrair muita coisa boa com a nossa chegada”.
Porta aberta para novas competições
Com a realização do Rally dos Sertões como destino final, Alagoas se mostra capaz de receber eventos de grande porte no cenário radical.
Para a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Polyana, esses espaços são importantes não só para incentivar o esporte, mas para fomentar toda a economia circular que um evento desse porte proporciona.
“Após partir de Goiás, cruzar diversas regiões e chegar a Delmiro Gouveia, o rally finalmente desembarca em Marechal Deodoro, na Praia do Francês, para uma grande festa do esporte brasileiro e mundial em solo alagoano. Isso mostra que Alagoas está preparada para receber todos os tipos de esportes, dos mais tradicionais aos mais radicais, dos mais conhecidos aos mais inusitados, sempre com muita energia, aventura e hospitalidade”, pontuou a secretária.
O Rally dos Sertões nem acabou, mas a agenda esportiva em Alagoas não para. “Já na sequência, damos início ao Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, também na belíssima Praia do Francês. Vamos receber atletas de todo o Brasil, inclusive talentos alagoanos, disputando competições de alto nível”, convida a secretária.
Apesar das chuvas, expectativas seguiram em alta
Com a chuva, os 155 competidores seguiram sentido Barra de São Miguel, totalizando 337 km. “O trecho a ser palco da competição era considerado mais desafiador por ter muita areia e terreno de piçarra; mais navegação e um trecho de trial (piso desgastado e pedregoso) nos quilômetros finais que trariam mais dificuldade”, contou a organização.
Diretamente da cidade de Luiz Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, Augusto Sartori, integrante da equipe Txai Experience, está em seu segundo Rally dos Sertões na categoria moto. Apesar do mau tempo nesta primeira etapa em Alagoas, ele se mantém positivo.
“O rally em si exige muito esforço físico e emocional, e isso nós podemos treinar. Mas a parte do tempo não cabe a nós, né? Mas acredito que essa chuva vá passar e vamos poder seguir com a última etapa”, torce.
Com a aprovação da equipe técnica com todas as condições de segurança necessárias, a oitava e última etapa deve sair de Marechal Deodoro e retornar para o espaço onde ocorrerá a premiação.
Esse é o menor trecho da competição, totalizando 248 km.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.