OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 03 de março de 2024

Notícias

10/11/2023 às 12:05

Hiperatividade na infância: quais os sinais e como estimular a concentração

Comportamento distraído e agitação excessiva devem ser analisados por equipes multidisciplinares Comportamento distraído e agitação excessiva devem ser analisados por equipes multidisciplinares

A falta de atenção e a hiperatividade na infância são comportamentos que prejudicam as atividades cotidianas das crianças, principalmente em suas interações dentro de casa e no ambiente escolar.

Identificar os sinais que levam a criança a apresentar agitação excessiva e ausência de foco não é uma tarefa fácil, afinal, não existe “receita pronta”. Para conhecer melhor a causa desse comportamento, é necessário analisar o contexto e ambiente em que a criança está inserida, bem como em que circunstâncias a desatenção e/ou agitação é observada com maior frequência.

Existem sinais indicadores importantes como: dificuldade da criança em seguir instruções simples; dificuldade de permanecer concentrada em uma atividade por um período razoável de tempo; impulsividade e compulsividade em suas ações; dificuldades no sono; distração e aversão a exercícios e atividades que exijam maior atenção em sua execução.

“Vale ressaltar que esses aspectos prevalecem de forma combinada. Ou seja: tais sintomas podem ser indicativos de outras características do desenvolvimento cognitivo e biopsicossocial da criança. Portanto, a abordagem única pode não ser assertiva e suficientemente adequada. A avaliação por uma equipe multidisciplinar é essencial para uma análise completa, com estratégias personalizadas que atendam às características específicas dessa criança, levando-se em consideração seus interesses e a forma como ela aprende”, explica opedagogo e especialista em Psicopedagogia e Análise de Comportamento Aplicado, William Samuel dos Santos, professor de pós-graduação de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Senac EAD.

Crianças com déficit de atenção e hiperatividade necessitam de uma abordagem de ensino personalizada, pautada pela sensibilidade, acolhimento, afetividade, escuta ativa e ludicidade.

Assim como o cuidado com o lado psicopedagogo que tem a orientação de um profissional qualificado, há marcas como a Pritt, que apresentam em seu portfólio produtos que ajudam no desenvolvimento artístico de uma criança. O uso da cola para realizar trabalhos escolares de colagem aos quais são complementados com as atividades de recorte e pintura, é uma maneira de estimular a criatividade, a concentração, entre outras competências socioemocionais no universo infantil.

Para Beatriz Negrão, gerente de Marketing da Pritt, marca especializada em colas escolares, o ato de desenhar, rabiscar e colar figuras ajuda a criança a construir um universo só seu e cheio de imaginação.

“As atividades manuais estimulam a concentração, a socialização, o autocontrole, além do desenvolvimento cognitivo e motor. Trabalhar com cores também é uma ótima opção para tornar os trabalhos mais divertidos. Por isso, além da tradicional cola bastão, a Pritt também apresenta a linha Fun Colors com colas que secam colorido, permitindo, assim, expandir a criatividade infantil de forma lúdica e alegre”, comenta Beatriz.

Ambientes organizados, sem barulho e com o mínimo de distrações e estímulos ajudam a reduzir a instabilidade ou a ansiedade da criança. Além disso, estabelecer rotinas e criar combinados sobre as atividades fixas da criança por meio da previsibilidade, são fatores primordiais para que ela tenha maiores respostas e sentimento de segurança em suas demandas.

Sobre Henkel


Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. Fundada em 1876 e com uma longa tradição em sustentabilidade, a Henkel emprega equipes diversificadas com mais de 50.000 pessoas em todo o mundo - unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: "Pioneers at heart for the good of generations”. No ano fiscal de 2022, a Henkel registrou vendas de mais de 22,4 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,3 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX.

Sobre a Henkel Brasil


A Henkel está no Brasil há 68 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2022, a Henkel alcançou um crescimento orgânico das vendas de 8,8%.



Fonte: Assessoria 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.