OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 10 de maio de 2025

Notícias

11/12/2023 às 12:09

VIII Encontro Nacional da Família Wanderley reúne membros do Brasil em Santana do Ipanema

Mais de 100 pessoas da família Wanderley participaram em Santana do Ipanema, Alagoas, neste sábado (9) do VIII Encontro Nacional da Família Wanderley. O evento contou com a presença de membros da família de vários estados do país e na programação houve homenagens e a história contada por Darcy Wanderley, pesquisador, historiador, mestre em Educação e aposentado da Polícia Federal. No livro publicado em 2019, ele narra que a família é descendente de Caspar Von Niehoff Von Der Ley (ou seja, Von Der Ley) e, diferente do que muitos pensam, a descendência não é holandesa, mas alemã.

ORIGEM – Segundo ele, há uma tradição oral por causa do primeiro Wanderley, o capitão de Cavalaria Caspar, que veio ao Brasil com as tropas holandesas e participou das conquistas de Pernambuco em 1630; da Paraíba em 1634; depois do Rio Grande do Norte e de outras regiões conquistadas pelos holandeses. Darcy explicou que a tropa era formada por inúmeros estrangeiros, com experiência em guerra, para tratar destas conquistas e que pelo menos 1/3 da tropa era formada por alemão.

Darcy diz que a iniciativa pelos encontros anuais da família se deu porque ele precisava pesquisar a sua ascendência e as entrevistas nesses momentos de confraternização seriam estratégicas para a coleta de informações e fotos. Ele começou o estudo em 2013 e constatou que se realizasse um encontro nacional o ampliaria, uma vez que facilitaria a troca de ideias.

“A primeira edição do encontro da família foi em 2014 em Patos na Paraíba, minha cidade natal, e houve uma grande concentração de Wanderley. Não conheço uma família como a nossa que anualmente se reúna e se confraternize em um Estado e/ou município diferentes. Somos todos primos, independente de grau de parentesco”, destacou.

Segundo ele, Mauricio de Nassau - que governou o Brasil holandês em 1637 - era alemão, mas tinha quase uma dupla nacionalidade já que sempre participou das conquistas holandesas. “Quando ele saiu do Brasil foi governador de Brandemburgo na Alemanha. Foi lá que o filho de Caspar o procurou e solicitou a certidão de que a família Wanderley é originária da Alemanha e que merecia o título de nobre. Mas como ele foi das tropas holandesas criou-se o mito de que a família Wanderley é descendente da Holanda, mas somos da Alemanha”. Concluiu Darcy

Na oportunidade foram homenageados in memoriam José Ferreira Wanderley e Marinalva Ferreira Wanderley de Poço das Trincheiras, em Alagoas; Maria Solange Wanderley de Souza (filha de Lindalva); Silvério Alves Wanderley (filho de Lindalva e Lindalva Nobre Alves (que faleceu nessa segunda-feira, dia 04, aos 92 anos.

Fonte: Assessoria 

Galeria de Fotos

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.