Mais de 100 pessoas da família Wanderley participaram em Santana do Ipanema, Alagoas, neste sábado (9) do VIII Encontro Nacional da Família Wanderley. O evento contou com a presença de membros da família de vários estados do país e na programação houve homenagens e a história contada por Darcy Wanderley, pesquisador, historiador, mestre em Educação e aposentado da Polícia Federal. No livro publicado em 2019, ele narra que a família é descendente de Caspar Von Niehoff Von Der Ley (ou seja, Von Der Ley) e, diferente do que muitos pensam, a descendência não é holandesa, mas alemã.
ORIGEM – Segundo ele, há uma tradição oral por causa do primeiro Wanderley, o capitão de Cavalaria Caspar, que veio ao Brasil com as tropas holandesas e participou das conquistas de Pernambuco em 1630; da Paraíba em 1634; depois do Rio Grande do Norte e de outras regiões conquistadas pelos holandeses. Darcy explicou que a tropa era formada por inúmeros estrangeiros, com experiência em guerra, para tratar destas conquistas e que pelo menos 1/3 da tropa era formada por alemão.
Darcy diz que a iniciativa pelos encontros anuais da família se deu porque ele precisava pesquisar a sua ascendência e as entrevistas nesses momentos de confraternização seriam estratégicas para a coleta de informações e fotos. Ele começou o estudo em 2013 e constatou que se realizasse um encontro nacional o ampliaria, uma vez que facilitaria a troca de ideias.
“A primeira edição do encontro da família foi em 2014 em Patos na Paraíba, minha cidade natal, e houve uma grande concentração de Wanderley. Não conheço uma família como a nossa que anualmente se reúna e se confraternize em um Estado e/ou município diferentes. Somos todos primos, independente de grau de parentesco”, destacou.
Segundo ele, Mauricio de Nassau - que governou o Brasil holandês em 1637 - era alemão, mas tinha quase uma dupla nacionalidade já que sempre participou das conquistas holandesas. “Quando ele saiu do Brasil foi governador de Brandemburgo na Alemanha. Foi lá que o filho de Caspar o procurou e solicitou a certidão de que a família Wanderley é originária da Alemanha e que merecia o título de nobre. Mas como ele foi das tropas holandesas criou-se o mito de que a família Wanderley é descendente da Holanda, mas somos da Alemanha”. Concluiu Darcy
Na oportunidade foram homenageados in memoriam José Ferreira Wanderley e Marinalva Ferreira Wanderley de Poço das Trincheiras, em Alagoas; Maria Solange Wanderley de Souza (filha de Lindalva); Silvério Alves Wanderley (filho de Lindalva e Lindalva Nobre Alves (que faleceu nessa segunda-feira, dia 04, aos 92 anos.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.