OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 22 de maio de 2024

Notícias

05/04/2024 às 18:27

Marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura é sancionado

O Diário Oficial da União desta sexta-feira, 5 de abril, traz a sanção da Lei 14.835/2024. Assinada pelo presidente da República, a medida institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e deve redefinir o panorama cultural do país.

Incluído na Constituição Federal pela Emenda Constitucional 71/2014, o SNC visa a promover a integração, o fortalecimento e o desenvolvimento das políticas culturais. Além disso, a implementação efetiva cria uma base sólida para a valorização da diversidade cultural, além da promoção do acesso à cultura e do fomento de atividades artísticas em todo o território nacional.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebe com entusiasmo a publicação da lei. Para a entidade, a medida representa uma vitória para os Municípios que lutam pela preservação e pelo avanço da cultura nacional. Segundo a Confederação, com o SNC em pleno funcionamento, os Municípios terão um marco legal claro para orientar suas políticas culturais, promovendo uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos destinados à cultura local.

Por fim, a entidade reforça que a regulamentação do SNC estimula uma maior integração e articulação entre os Entes federativos, além de contribuir para o potencial criativo de cada região, desempenhando papel fundamental no desenvolvimento social, econômico e humano do Brasil.

Da Agência CNM de Notícias

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.