OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de maio de 2024

Notícias

24/04/2024 às 18:03

Escolas têm até 1º de maio para se inscreverem na Olimpíada de Astronomia e Mostra de Foguetes

Provas acontecem em 17 de maio; em 2023, a rede estadual teve 152 medalhistas. Ana Paula Lins / Ascom Seduc e Cortesia Provas acontecem em 17 de maio; em 2023, a rede estadual teve 152 medalhistas. Ana Paula Lins / Ascom Seduc e Cortesia

Ana Paula Lins 

Escolas públicas e particulares de todo o Brasil têm até 1º de maio para se inscreverem na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O procedimento deve ser feito pela plataforma app.oba.org.br.

Podem participar das duas competições alunos de escolas públicas e particulares que estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Se a unidade de ensino já participou da OBA e da MOBFOG em outras edições, o professor responsável precisa apenas cadastrar os alunos que participarão da prova/lançamento. No entanto, se esta é a primeira participação, é preciso inscrever escola e alunos.

As provas da OBA serão presenciais e devem ser aplicadas no dia 17 de maio, data limite também para os lançamentos de foguetes da MOBFOG.

Alagoas

Em 2023, 42.640 estudantes de 298 escolas alagoanas participaram da OBA e da MOBFOG – pela rede estadual de ensino, foram 5.683 alunos de 51 escolas inscritos nas duas competições. As escolas estaduais também se destacaram na premiação, somando 152 medalhas (66 na OBA e 86 na MOBFOG), das quais 80 ouros, 38 pratas, 34 bronzes conquistados por 11 unidades de ensino.

Dentre as unidades de ensino premiadas em 2023 estão as escolas estaduais Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia; Fernandes Lima e Edmilson Pontes, de Maceió; Padre Aurélio Gois, de Junqueiro; Constança de Góes Monteiro, de Major Izidoro; Humberto Mendes e Nova Jersey, de Palmeira dos Índios; Julieta Ramos Pereira, de Paripueira; Senador Rui Palmeira e Colégio Tiradentes (unidade Agreste), de Arapiraca.

Jornada de Foguetes

A Escola Estadual Francisco Domingues foi um dos destaques da OBA/MOBFOG 2023 em Alagoas. Com 508 estudantes inscritos nas duas competições, a instituição somou 79 medalhas - 53 ouros, 14 pratas, 12 bronzes -, sendo 77 na Mostra de Foguetes e 2 na OBA. A escola, por sinal, superou seu próprio recorde de premiação: em 2022, foram 29 ouros na MOBFOG, enquanto, em 2023, foram conquistadas 50 medalhas a mais.

Este resultado fez com que a escola fosse convidada para participar da 44ª Jornada Brasileira de Foguetes, realizado em setembro de 2023 no município de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, com a presença das equipes com os melhores desempenhos na MOBFOG. Os alagoanos voltaram para casa com a medalha de 4º lugar a nível nacional. A escola também teve ainda a estudante Letícia Melo como uma das duas alagoanas classificadas para as provas da Olimpíada Internacional de Astronomia.

O resultado é consequência da intensa mobilização realizada na escola para as olimpíadas de conhecimento, por meio do Projeto Chiquinho Olímpico. A partir desta iniciativa, os professores incentivam e preparam os estudantes para a participação em diversas olimpíadas, a exemplo das de Matemática, Geografia, Cartografia, Física, dentre outras.

“Em 2023, o Projeto Chiquinho Olímpico colheu excelentes resultados e os nossos professores e alunos estão de parabéns. Foram 133 medalhas em competições do porte da OBA, MOBFOG, Olimpíada Brasileira de Geografia e Olimpíada Alagoana de Química. Continuaremos focados para alcançarmos novas conquistas”, assegura o gestor Rafael Vieira.

Ascom Seduc

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.