OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de maio de 2024

Notícias

13/05/2024 às 16:52

Sesau promove Encontro Estadual de Saúde Bucal para gestores de todos os municípios alagoanos

No âmbito do SUS, a assistência em saúde bucal ocorre nas Unidades Básicas de Saúde municipais. Carla Cleto / Ascom Sesau No âmbito do SUS, a assistência em saúde bucal ocorre nas Unidades Básicas de Saúde municipais. Carla Cleto / Ascom Sesau

Ruana Padilha

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, realiza quarta (14) e quinta-feira (16) o Encontro Estadual de Coordenadores de Saúde Bucal. O evento vai ocorrer das 8h30h às 16h, no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), antiga Unit, situado no bairro Cruz das Almas, em Maceió.

A iniciativa faz parte do calendário anual da Sesau e é destinada para os coordenadores e gestores que atuam na área de saúde bucal dos 102 municípios alagoanos. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência em saúde bucal é assegurada na Atenção Primária, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), gerenciados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).

A coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota, ressalta que o encontro é fundamental para ouvir as demandas dos coordenadores municipais de saúde bucal. “Nosso encontro visa contribuir para a atuação profissional de todos os profissionais de saúde bucal do SUS em Alagoas, portanto serão expostas as perspectivas e desafios que a área enfrenta buscando assim melhoria dos serviços”, pontuou.

No evento, além de roda de conversa e apresentações de trabalhos e experiências profissionais, serão realizadas três palestras. O técnico da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS), Renato Taqueo Ishigame, vai falar sobre o tema ‘A saúde bucal no contexto da nova Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) e Brasil Sorridente’.

Já o tema ‘O papel do coordenador na condução da Saúde Bucal’ será explanado pela coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota. E o apoiador técnico do Programa Estadual de Saúde Bucal, Clairton Soares, vai falar sobre ‘Parâmetros, metas e indicadores’.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatiza que a saúde pública deve ter um olhar especial para esta área da saúde bucal, assegurando políticas públicas que gerem qualidade de vida à população. “O cuidado com a saúde bucal da população alagoana deve ser um dos focos de todas as gestões municipais, uma vez que além de evitar sérios problemas de saúde, o cuidado com os dentes impacta também na autoestima”, destacou o gestor da saúde estadual.



Ascom Sesau

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.