OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de junho de 2024

Notícias

13/05/2024 às 19:48

JHC garante R$ 16 milhões em emendas parlamentares para saúde de Maceió

Recursos foram destinados para Maceió por meio do deputado federal Alfredo Gaspar | Itawi Albuquerque Recursos foram destinados para Maceió por meio do deputado federal Alfredo Gaspar | Itawi Albuquerque

O prefeito de Maceió, JHC, garantiu, através do deputado federal Alfredo Gaspar, R$16 milhões em emendas parlamentares ao Fundo Municipal de Saúde para investir em estratégias e serviços do setor na capital. A entrega foi oficializada na manhã desta segunda-feira (13), na Prefeitura de Maceió.

“Essas emendas são fundamentais para a gente conseguir fortalecer nosso sistema de saúde e ampliar ainda mais esses serviços em políticas exitosas, que atendam a população que mais precisa com cuidado, carinho e zelo. Políticas como o Saúde da Gente, o Corujão da Saúde, as cirurgias que a gente já está fazendo no hospital, a abertura de mais uma UPA na parte alta, na Santa Lúcia, dão mais dignidade para os meceioenses”, pontuou JHC.

O deputado federal Alfredo Gaspar, destacou que os repasses são feitos para que os municípios consigam fortalecer ainda mais as ações de saúde. “Em Maceió, eu confio que esse dinheiro será aplicado da melhor forma, especialmente para a saúde de quem mais precisa, para programas como o Saúde da Gente e para zerar filas de cirurgias eletivas”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Romero Farias, agradeceu ao deputado Alfredo Gaspar e ressaltou a importância dos recursos. “Esses recursos servirão para fortalecer ainda mais o Programa Saúde da Gente e o Corujão da Saúde”, disse.

Saúde da Gente


O Saúde da Gente é o maior programa de saúde itinerante do país e oferece atendimento clínico e especializado às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social nos diversos bairros e comunidades da capital. A iniciativa da Prefeitura de Maceió já realizou mais de 670 mil atendimentos à população, promovendo acesso a consultas e exames, além de atendimento integral e humanizado no território de moradia.

O programa conta com uma única grande estrutura, contemplando as frentes de Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Infantil e Animal, todas em um só lugar, beneficiando uma localidade por duas semanas.

Hospital da Cidade (HC)


Em setembro de 2023, a Prefeitura anunciou o primeiro hospital público municipal da história de Maceió: o Hospital da Cidade. O equipamento de saúde conta com atendimento e tecnologia de ponta e tem capacidade para atender 55 mil pessoas por ano. São 220 leitos, sendo 40 de UTI e 20 semi-intensivos. O hospital tem foco em maternidade, com atendimento em oncologia, exames de diagnóstico e cirurgias gerais e hospital do coraçãozinho, para cuidar dos bebês.

Corujão da saúde


O Corujão da Saúde é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió que estende o horário de atendimento das unidades de saúde das 7h às 21h. Ao todo, Maceió conta com 23 unidades em funcionamento no sistema de Corujão da Saúde desde a sua criação, em dezembro de 2021, beneficiando mais de 250 mil pessoas.

Os serviços oferecidos no Corujão são todos os procedimentos disponíveis nas unidades de saúde em horário normal. São disponibilizadas 16 vagas, para consultas médicas e de enfermagem, em cada unidade que funciona no modelo Corujão da Saúde, sendo quatro para emergências.

Fonte: Assessoria

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.