OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de junho de 2024

Notícias

25/05/2024 às 13:05

Nova central de comercialização de alimentos da capital está em fase final de construção

Central de comerciação de alimentos da agricultura familiar Central de comerciação de alimentos da agricultura familiar

Pâmela de Oliveira

As obras da central de comercialização de alimentos oriundos da agricultura familiar estão em fase final de construção. O equipamento está localizado no Conjunto Parque dos Caetés, no Benedito Bentes. O investimento total é de R$ 509.224,69 e faz parte de um acordo entre a Prefeitura de Maceió e os produtores rurais para que o assentamento disponibilizasse o espaço da antiga sede do Incra para a construção da Rota do Mar.

A iniciativa marca um importante passo na valorização da produção proveniente da agricultura familiar na capital alagoana. A nova central, que substituirá a antiga sede do Incra, terá capacidade para abrigar 23 boxes, além de contar com toda a infraestrutura necessária para atender os produtores rurais, como área de administração e banheiros.

Para o secretário de Infraestrutura, Lívio Lima, o espaço moderno e bem equipado permitirá que os agricultores comercializem seus produtos com mais qualidade e segurança, além de facilitar o acesso dos consumidores aos alimentos. "Com esse novo espaço, os produtores rurais terão melhores condições para comercializar seus produtos, gerando renda e impulsionando a economia local", afirmou.

Agora, a via que liga a parte alta de Maceió ao o litoral Norte, oferecerá fácil acesso aos principais centros consumidores da cidade, além de facilitar o transporte dos produtos pelos próprios agricultores. Uma localização estratégica que deve impulsionar o escoamento da produção.

Rota do Mar

Após décadas de demora por parte de antigas gestões, em 2022, a Prefeitura de Maceió entregou à população a Rota do Mar, com corredor principal, canteiro central, grama, meio fio, boca de lobo, linha d’água e aterro.

Em toda extensão, a via também conta com ciclovia, possibilitando a mobilidade de milhares de pessoas que utilizam a bicicleta para os compromissos do dia a dia, incluindo a prática esportiva.

A avenida tem 5,9km de extensão e é formada por quatro corredores secundários. O primeiro possui pouco mais de 2 km e faz a ligação até o bairro Antares. O segundo tem quase 4 km e leva até o Conjunto José Tenório, na Serraria. Já o terceiro conta com 3,5 km, chegando até o bairro São Jorge. Por fim, o último corredor viário terá 1,5 km e vai até o aterro sanitário.

O investimento foi de R$ 26 milhões, com recursos da Prefeitura de Maceió, em contrapartida, e do Governo Federal, por meio dos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Regional. Cerca de 300 mil pessoas são beneficiadas com a nova via, que já é uma alternativa rápida e segura de deslocamento aos maceioenses.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.