OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2025

Notícias

14/06/2024 às 11:56

II Centro de Saúde, na Maravilha, altera dia de aplicação da vacina BCG

Unidade de Referência em Saúde Dr. Diógenes Bernardes (II Centro de Saúde) Unidade de Referência em Saúde Dr. Diógenes Bernardes (II Centro de Saúde)

Ana Cecília da Silva

A Coordenação Técnica de Imunização de Maceió informa que a partir de segunda (17), haverá alteração no dia de administração da vacina BCG na Unidade de Referência em Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (II Centro de Saúde). O imunizante, que era administrado às sextas-feiras, passa agora a ser disponibilizado às segundas-feiras, de 8h às 16h.

A vacina da BCG é disponibilizada em quatro Unidades de Referência em dias e horários específicos conforme quadro abaixo:

I Distrito Sanitário - II Centro de Saúde (Poço) - Segunda-feira - 3312-5498

VII Distrito Sanitário - US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins) - Terça-feira - 3312 - 5564

II Distrito Sanitário - US Durval Cortez (Prado) - Quarta-feira - 3312 - 5505

VI Distrito Sanitário - US Hamilton Falcão (Benedito Bentes) - Quinta-feira - 3312 - 5546

A vacina BCG está disponível em seis maternidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), para vacinação dos recém-nascidos nas primeiras horas de vida até o momento da alta hospitalar, e em 4 Unidades de Saúde situadas em diferentes bairros para resgatar os não vacinados, um dia em cada unidade de saúde conforme o cronograma semanal.

“Esta estratégia foi baseada na logística de atendimento em dias alternados para a parte baixa e alta da cidade, dando oportunidade aos pais de buscarem a unidade mais próxima no dia ofertado. Dessa forma, as doses recebidas pelo Município também são otimizadas, reduzindo perdas devido ao uso limitado a seis horas após a abertura do frasco da vacina”, destaca Eunice Amorim, Coordenadora Técnica de Imunização da SMS.

Sobre a vacina

A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é administrada por via intradérmica, sendo indicada para prevenir as formas graves de tuberculose (miliar e meníngea) em crianças menores de cinco anos de idade (até 4 anos 11 meses e 29 dias). A criança necessita pesar no mínimo 2 (dois) kg para receber essa vacina, crianças com peso inferior a 2 kg devem aguardar até que alcancem o peso mínimo.

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.