OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 13 de julho de 2024

Notícias

17/06/2024 às 19:16

Júri Nacional aprova Bandeira Azul para Praia do Patacho

A belíssima Praia do Patacho, na cidade turística de Porto de Pedras, é mais uma vez a única de Alagoas a ter aprovada a instalação da Bandeira Azul. O Júri Nacional divulgou nesta segunda-feira (17) a lista das 38 praias e 11 marinas que foram aprovadas no Brasil para a certificação 2024/2025.

Os 49 lugares agora serão recomendados ao Júri Internacional, que se reunirá em setembro, em Copenhague, Dinamarca, para a decisão final. O resultado está previsto para ser divulgado em outubro, e a cerimônia de entrega nacional da Bandeira Azul acontecerá no dia 1º de novembro de 2024.

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, ficou orgulhoso com a aprovação nacional. “Isso é fruto de um trabalho árduo de toda a nossa gestão e esse trabalho não pode parar. Estou muito emocionado e muito feliz com esse trabalho que vem sendo feita na nossa Porto de Pedras. Porto de Pedras é referência”, disse.

A secretária municipal de Turismo, Zélia Cavalcanti, também ficou orgulhosa com o trabalho desenvolvido. “Todos nós que integramos o Comitê Gestor da Praia do Patacho estamos muito felizes, muito orgulhosos, de termos recebido essa notícia maravilhosa que é aprovação pelo Júri Nacional, para o quarto ano de hasteamento. Esse reconhecimento nos dá ainda mais responsabilidade para que possamos fazer mais por esse selo que é uma referência não apenas para Porto de Pedras, mas para toda a Rota Ecológica, para o Norte de Alagoas e para o nosso Estado como um dos grandes atrativos turísticos que temos”, ressaltou.

A Praia do Patacho está prestes a receber o selo internacional pelo quarto ano seguido. Para concessão da certificação, 34 critérios são levados em conta pelo júri, como qualidade da água, limpeza da praia, valor cultural do local e o oferecimento de atividades de educação ambiental para a população.

A premiação Bandeira Azul, reconhecida mundialmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões costeiras, promete trazer mais reconhecimento ao turismo no Brasil. Na temporada passada, 42 locais receberam o selo, sendo 31 praias e 11 marinas. Os critérios são estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação internacional responsável pela promoção do programa.

No Nordeste, além da Praia do Patacho, apenas mais quatros praias foram aprovadas no Júri Nacional: Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari – BA; Praia da Viração, Salvador – BA; Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA; Praia do Cumbuco, Caucaia – CE. O Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA também teve a marina pré-aprovada. Além dos três Estados nordestinos, apenas Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo contam com localidades com a certificação.

Fonte: Assessoria 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.