OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 13 de julho de 2024

Notícias

24/06/2024 às 11:51

Você sabia? Durante o inverno o colchão precisa de cuidados especiais

Especialista lista cinco dicas do que fazer durante os dias mais frios Especialista lista cinco dicas do que fazer durante os dias mais frios

Chegamos à estação do ano mais gelada, em que o número de crises alérgicas e problemas respiratórios aumentam. Normalmente, para evitar os ventos frios, mantemos os ambientes mais fechados, consequentemente, gerando mais resíduos no ar e poeira e, é neste período em que a proliferação de alérgenos como ácaros, fungos e outras bactérias também aumenta. Estima-se que centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem de rinite e mais de 300 milhões tenham asma, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"O clima frio é um convite para passar mais tempo deitado e o colchão assim como qualquer outro objeto acumula impurezas, por isso, nessa época do ano, sua cama merece atenção redobrada. Os cuidados que precisam ser tomados não são complicados, o famoso “o básico funciona”, desde que seja feito corretamente, explica João Souza, especialista em colchões da Prohouse. Souza listou cinco dicas importantes para seguir durante o inverno, confira:

Capas protetoras


Esses acessórios ajudam a evitar o acúmulo de poeira e formação de ácaros na superfície do colchão. "Além da proteção, facilitam a higienização já que podem ser retiradas e lavadas. Escolha modelos mais grossos e impermeáveis”, aconselha João.

Rotação


"Crie o hábito de virar seu colchão a cada duas semanas, assim, a durabilidade dele também aumenta, pois demora a demonstrar pontos de desgaste. Você pode inverter o lado dos pés com o da cabeça”, explica Souza.

Troque a roupa de cama


Semanalmente, lençois, fronhas e capas que estão em uso, devem ser trocadas e lavadas. Dessa forma, evita-se condições à saúde causadas por poeiras, ácaros e sujeira acumulados sobre a superfície.

"É fundamental investir em produtos antialérgicos. Além disso, nos dias da troca, deixar o colchão exposto à circulação de ar por algumas horas ajuda a dissipar a umidade acumulada nele. Neste caso, você pode deixá-lo sem nada, em pé e encostado na parede", orienta o especialista.

Limpeza eficiente


A melhor maneira de manter o seu colchão limpo é utilizando um protetor de colchão impermeável, que de forma muito eficiente irá blindar o colchão de umidade e demais impurezas (ou resíduos indesejáveis). “De tempos em tempos esse protetor pode ser lavado em máquina. Especificamente para a limpeza do colchão o ideal é passar o aspirador de pó pela superfície, principalmente entre as costuras ao redor. E com uma frequência um pouco menor, dentro da necessidade, talvez em um intervalo de um ou dois anos, recomenda-se que o colchão seja limpo por um especialista em lavagem a seco. Não é recomendável de forma alguma que a espuma tenha contato com líquidos, como sabão, vinagre, álcool ou com umidade e pano úmido”, complementa João.

Cuidado ao se cobrir


Não é aconselhável usar os mesmos cobertores e edredons para forrar a cama durante o dia e dormir à noite ser coberto por eles. “Isto porque enquanto eles estão sob a colchão, acumula-se poeiras e, ao deitar, você terá contato com elas. É comum que não haja essa troca, mas é o ideal. Para mantê-la arrumada, opte por mantas e cobertas que você não use com tanta frequência", indica Souza.

Sobre Prohouse

Franquia de lojas especializadas em colchões, bases box e complementos para o dormitório, faz parte do grupo MGA Moveleira, que tem 45 anos de mercado. Atualmente com 64 lojas distribuídas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e tem como meta encerrar o ano com ao total de 100 unidades.

Fonte: Assessoria 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.