No mês de junho, profissionais e instituições de saúde se unem para alertar sobre a importância da conscientização, diagnóstico precoce e tratamento da anemia e da leucemia, dois temas associados ao sangue. Trata-se do Junho Laranja, cujo objetivo é informar sobre o assunto e, consequentemente, contribuir para o debate sobre a doação de sangue.
A anemia é uma condição clínica que pode apontar alguma doença (inclusive a leucemia) e é caracterizada pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou hemoglobina no sangue, resultando em uma capacidade reduzida de transporte de oxigênio para os tecidos do corpo, e pode ser causada por deficiência de ferro, deficiência de vitamina B12, problemas genéticos, doenças crônicas ou outras condições de saúde.
Já a leucemia é um câncer que afeta as células do sangue e da medula óssea, responsáveis pela produção de células sanguíneas. Na leucemia, ocorre uma produção anormal e excessiva de células brancas do sangue, prejudicando a função normal do sistema imunológico.
Embora tenham em comum o fato de serem doenças relacionadas ao sangue, a anemia e a leucemia são temas bem distintas. Enquanto a anemia é bem mais comum, a leucemia é uma doença rara, e ainda assim, existem diferenças entre leucemia aguda ou crônica.
A hematologista do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal do Alagoas (HUPAA-Ufal/Ebserh), Luiza Soares Vieira Bandeira de Melo, explicou que a anemia se caracteriza pela queda nos níveis de hemoglobina no sangue, responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes ao organismo. “Consequentemente leva a sintomas com fadiga, falta de apetite, sonolência excessiva, falta de ar aos esforços, pode provocar insônia; queda de cabelo, unhas quebradiças”, disse. A anemia é uma condição que atinge 36% da população mundial, ou seja, 2,9 bilhões de pessoas, aproximadamente.
Segundo ela, pacientes com diagnóstico de leucemias são acompanhados no serviço especializado no HUPAA, o que envolve tratamento oncológico, quimioterápico e/ou radioterapia, com destaque para ação da equipe multiprofissional.
A leucemia se caracteriza como um câncer do sangue. São mais de 22 tipos e os diagnósticos podem necessitar ou não de uma avaliação medular ou de exames complementares no sangue periférico.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom HUPAA-Ufal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.