No Dia Municipal do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado neste 28 de junho, a vereadora Teca Nelma reforça seu compromisso com a comunidade LGBTQIAPN+ de Maceió, ressaltando os diversos projetos de lei e ações que têm garantido direitos e maior visibilidade à comunidade.
A vereadora Teca Nelma destaca que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para garantir que todos os cidadãos de Maceió possam viver com dignidade, respeito e segurança, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, em especial no que tange a políticas públicas mais eficientes.
“Nesta data que também celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, devemos como sociedade entender que ainda temos uma luta pela frente para garantir que as trajetórias e vozes de toda a comunidade sejam visibilizadas, especialmente quando enfrentamos hoje uma Câmara Municipal ainda enraizada em preconceitos e bastante conservadora”, ressalta a vereadora.
Teca Nelma é autora do projeto de lei que visa aumentar a empregabilidade de pessoas trans e travestis em Maceió. A iniciativa busca criar oportunidades no mercado de trabalho e reduzir a marginalização dessa população. Outro marco importante foi a criação da lei que institui o Dia da Visibilidade Trans em Maceió. Esta lei é uma celebração da identidade trans e um reconhecimento da luta diária por respeito e igualdade.
A vereadora propôs e aprovou a vedação de nomeação em cargos públicos no município de Maceió para indivíduos condenados por crimes de homofobia e transfobia. Esta medida visa garantir um ambiente mais seguro e respeitoso dentro das instituições públicas.
Teca Nelma também propôs a alteração da lei 6.413/16 para estabelecer o direito ao uso e tratamento do nome social para pessoas trans e travestis em Maceió, garantindo respeito e dignidade a essas identidades.
Em uma ação inédita, a vereadora Teca Nelma realizou o primeiro encontro de mulheres lésbicas em Maceió. O evento foi um marco na promoção da visibilidade e no fortalecimento da rede de apoio para mulheres lésbicas, criando um espaço de diálogo e troca de experiências.
Teca Nelma organizou uma audiência pública para discutir políticas de educação, saúde e segurança para a população LGBTQIAPN+. Esse encontro foi fundamental para a criação de políticas públicas mais inclusivas e efetivas, garantindo que as vozes da comunidade fossem ouvidas e consideradas nas decisões municipais.
Em parceria com a Deputada Federal Tereza Nelma, foram distribuídos cartazes divulgando a lei que condena a homofobia. Esta ação teve como objetivo aumentar a conscientização sobre os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ e a importância de combater a discriminação.
O Dia Municipal do Orgulho LGBTQIAPN+ é uma data para celebrar as conquistas, refletir sobre os desafios e reafirmar o compromisso com a igualdade e a justiça. É também uma oportunidade crucial para pensar em políticas públicas mais efetivas para a comunidade.
Ascom Teca Nelma
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.