O ambulatório de feridas do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) passou por uma reestruturação física. Com a obra de reestruturação será possível aumentar em 30% a oferta de procedimentos. Atualmente, o ambulatório atende cerca de 550 pacientes por mês.
O valor da obra foi custeado com recursos próprios e custou cerca de R$30 mil. A reforma contou com a ampliação de uma sala de procedimento – agora são três - pintura, troca de piso e de mobiliário, além de reestruturação da parte elétrica e hidráulica. Segundo a chefe dos ambulatórios, Andreza Lanize de Oliveira Nascimento, além das adequações no espaço físico, houve uma reestruturação do fluxo de atendimento e melhoria na qualidade de serviços ofertados ao paciente.
“Essa reestruturação vai ser de grande importância para os usuários SUS de Alagoas, tendo em vista que esse ambulatório é uma das referências no tratamento de feridas complexas aqui no Estado. A reforma vai melhorar a qualidade da assistência, uma vez que vamos conseguir aumentar a oferta. Além disso, a ambiência do lugar foi melhorada, o que vai promover mais privacidade e conforto aos pacientes no atendimento”, concluiu a gestora.
De acordo com o enfermeiro do ambulatório de feridas, Paulo Sérgio Gomes, essa reestruturação foi de suma importância para aperfeiçoar a assistência. “Com isso, iremos aumentar o fluxo de atendimento, as salas foram individualizadas para prestarmos assistência mais humanizada e mais resolutiva. Agora também teremos sala para biópsia e retirada de pontos’, reforça.
Ambulatório de feridas
O ambulatório de feridas foi inaugurado em 2018 com intuito de acelerar o processo de alta dos pacientes com lesões, acolher e dar continuidade no tratamento dos assistidos na instituição. O local oferece um serviço de qualidade, eficaz, humanizado e resolutivo. Atualmente, o ambulatório conta com a atuação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista. O ambulatório atende 550 pacientes, dentre novos pacientes e pacientes de rotina, com lesões na pele, para a realização de procedimentos humanizados, com competência técnica e agilidade na resolução.
No ambulatório também são realizadas consultas, desbridamentos, coleta de culturas, biópsias, escleroterapia, drenagem de abscessos, entre outros serviços. Além disso, a unidade também possibilita atividades de ensino para alunos de graduação da área de saúde, produzindo pesquisas visando a implementação de inovações na prática.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom HUPAA-Ufal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.