OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de outubro de 2024

Notícias

26/07/2024 às 15:26

Médica do TJAL dá dicas para melhorar a ergonomia no trabalho

Dicom TJAL Dicom TJAL

O Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que o Brasil registrou mais de 612 mil notificações de acidentes de trabalho no ano de 2022, sendo 3.395 em Alagoas.

A médica do Trabalho, Gabriela Cabral, que atua no Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), deu algumas orientações de como tornar o ambiente de trabalho mais saudável e seguro, longe de insalubridades e riscos à saúde.

Segundo Gabriela Cabral, como a maioria dos servidores e magistrados exerce atividades administrativas, a prática de atividades físicas regularmente para fortalecer o corpo diminui os riscos ergonômicos.

“Os profissionais devem alongar o corpo a cada 30 minutos ou uma hora, descansar os olhos durante o expediente, usar cadeiras adequadas, apoios e equipamentos para corrigir a postura e deixar os pés apoiados no chão”, disse.

A especialista destacou as principais consequências de acidentes no trabalho. “Além da necessidade de alguém para cuidar na recuperação, dos gastos médicos e da renda mensal diminuída, o paciente pode sofrer traumas psicológicos, incapacidade parcial ou total de retomar as atividades e os casos mais graves podem levar até a morte”.

Gabriela Cabral também explicou que, no caso de alguém sofrer algum acidente no local de trabalho, um dos direitos decorrentes é a garantia provisória no emprego, conhecida como estabilidade de emprego.

“Tal garantia tem o intuito de assegurar que o trabalhador consiga recuperar a sua saúde após o acidente, bem como retomar as suas atividades laborais. Todo benefício previdenciário decorrente de acidente de trabalho é isento de carência”, falou.

O TJAL possui um Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), composto por médicos e engenheiros do trabalho e técnicos de Segurança do Trabalho, que visa uma melhor fiscalização e prevenção desses acidentes.


Lucas Melo – Dicom TJAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.