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Maceió/Al, 07 de setembro de 2024

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31/07/2024 às 12:39

Sete estratégias eficientes para gerenciar equipes em tempos de crise

André Costa - Divulgação André Costa - Divulgação

No cenário profissional atual, marcado por rápidas mudanças e equipes complexas, ser um líder eficaz é mais desafiador do que nunca. Com a expansão do trabalho híbrido e remoto e uma nova geração de profissionais questionadores, os gestores precisam se adaptar e aprimorar suas habilidades de gerenciamento. Quando menos se imagina, por variados motivos, uma equipe está em crise.

A posição de gestor em uma empresa é extremamente complexa, e muitas vezes há uma confusão entre qualidade técnica e capacidade de liderança. Isso pode resultar em gestores sobrecarregados, acumulando responsabilidades devido à dificuldade de distribuir tarefas.

"Gerenciar atividades é uma tarefa que requer dedicação, independentemente do tamanho do negócio. Por isso, treinamentos e capacitações focados em habilidades comportamentais são fundamentais. Essa dificuldade é ainda mais acentuada em pequenas empresas, onde os líderes estão próximos das atividades diárias, especialmente no trabalho remoto, onde faltam ferramentas e métricas adequadas", avalia André Costa, diretor administrativo e de Gente e Gestão da Farmarcas e Febrafar.

Em empresas de pequeno porte, é comum que o proprietário ou gestor acumule funções, desde atendimento e administração até negociação, planejamento de preços, financeiro e controle de estoque. Quando surgem dificuldades, manter essas responsabilidades pode se tornar impossível, causando desgaste tanto para o gestor quanto para a equipe.

Pensando nisso, André Costa detalhou algumas dicas para gerenciar equipes com sucesso:


- Reconheça a necessidade de distribuir tarefas: O primeiro passo é aceitar que distribuir responsabilidades é essencial para a eficiência administrativa. Planeje as ações e designe responsáveis para projetos ou atividades específicas. Incentive o espírito empreendedor nos colaboradores para melhorar a gestão.

- Construa uma equipe forte: Grandes líderes precisam de grandes profissionais. Montar uma equipe eficiente é crucial. Distribua tarefas de acordo com as qualificações dos membros evita a sobrecarga e direciona melhor o negócio.

- Seja um gestor eficiente: Conheça suas próprias habilidades e as de seus colaboradores. Saber o que deve ser feito por você e o que pode ser transferido é essencial para obter melhores resultados.

- Confie na equipe: Confiança é primordial. Tarefas simples devem ser distribuídas a outros, enquanto o gestor se foca em projetos estratégicos e no desempenho dos resultados.

- Capacite seus funcionários: Divida a carga de trabalho e dedique tempo para ensinar os colaboradores. Isso demonstra interesse no desenvolvimento da equipe e ajuda a identificar colaboradores pró-ativos e comprometidos.

- Acompanhe as atividades: Distribuir responsabilidades não significa abandonar. Acompanhe de perto as atividades para garantir a qualidade e fazer ajustes quando necessário.

- Melhore a comunicação: Certifique-se de que as instruções foram compreendidas corretamente. Uma comunicação clara é essencial, especialmente para entregas dentro de prazos determinados.

"Evitar a centralização das atividades é crucial para o desenvolvimento de qualquer organização. Trabalhar lado a lado com a equipe melhora os resultados da empresa e facilita o enfrentamento de crises", conclui André Costa, destacando que aprender com as crises é fundamental para o crescimento futuro.

Fonte: Assessoria 

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