OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 07 de setembro de 2024

Notícias

03/08/2024 às 15:02

Palestra sobre decisões com IA Generativa encerra o Workshop Tecnologia e Inovação

"A média mensal era de [julgar] 200 processos por mês e, no primeiro mês, utilizando Inteligência Artificial Generativa, fizemos 793 acórdãos", disse o desembargador Alexandre Pimentel, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ao palestrar no Workshop Tecnologia e Inovação.

Encerrando o ciclo de palestras do evento, o desembargador revelou, nesta sexta (2), que seu gabinete recebe cerca de 300 processos por mês e, com as novas tecnologias, ele e sua equipe já chegaram a produzir mais de 900 acórdãos em um único mês.

Além da ferramenta LOGOS do TJPE e um sistema de gerenciamento processual, desde agosto do ano passado, o desembargador aderiu a quatro IAs e conseguiu reduzir drasticamente o número do acervo.

"Passamos uns três meses aproximadamente 'apanhando' dela para criar um Prompt de comando que fosse verdadeiramente útil e isso demanda trabalho, paciência, resiliência, e o resultado foi muito bom", esclareceu Alexandre Pimentel.

Para o desembargador, as IAs Generativas são ferramentas poderosas que podem contribuir bastante com a celeridade dos trabalhos dentro do Poder Judiciário. Durante a palestra, ele também alertou sobre os cuidados que precisam ser tomados.

"É preciso ter muito cuidado com as alucinações algorítmicas que as IAs Generativas fazem, mais especificamente com as jurisprudências que, às vezes, elas inventam. Eu diria que o resultado, feito de maneira supervisionada, é bastante rápido, seguro e eficaz para que o Judiciário dê à sociedade o que se espera, que é ter um julgamento a contento", destacou.

Clique aqui e confira as fotos do evento.



Dicom TJAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.