OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de março de 2025

Notícias

16/08/2024 às 18:01

Secult realiza reunião pública para Elaboração do Plano Estadual do Livro e da Leitura

Tatiane Almeida / Ascom Secult Tatiane Almeida / Ascom Secult

João Brito (Estagiário sob supervisão)

Com foco na promoção do fortalecimento da cultura literária em Alagoas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), realizou nessa quinta-feira (15), uma audiência pública no auditório da Vice-Governadoria, em Maceió. O encontro marcou o início da elaboração do Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL), com a meta de criar um documento que atenda às reais necessidades da população e promova a inclusão literária em todo o estado.

O evento reuniu líderes, gestores de bibliotecas, bibliotecários, jornalistas, escritores, representantes do setor literário e membros da sociedade civil para um intercâmbio de ideias e estratégias, em alinhamento com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e as orientações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). O objetivo foi discutir maneiras de democratizar o acesso à leitura e ao livro em todos os municípios alagoanos, garantindo que o plano reflita a diversidade de perspectivas e anseios da comunidade.

"Estamos muito felizes com o engajamento da comunidade literária e das diversas partes interessadas neste evento. A criação do Plano Estadual do Livro e da Leitura é um importante passo para garantir que a leitura seja uma prioridade em nosso estado. Nossa meta é construir um documento que realmente atenda às necessidades da população e amplie o acesso à leitura em todas as regiões de Alagoas”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

Na ocasião, a mesa de honra mediou a reunião e ouviu as contribuições de cada representante ali presente. Ela foi composta pela coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas e do Comitê Proler Alagoas, Mira Dantas, pelo técnico da Gerência Especial de Recursos Didáticos (Gerd) da Superintendência de Sistema e Cooperação com os Municípios (Susecom), Jair Porto, e pelo superintendente de Economia Criativa, Fomento e incentivo à Cultura da Secult, Wyllyson Santos.


Mira Dantas ressaltou a importância deste momento para o cenário literário do estado. “Este momento é primordial para juntos construirmos um plano que fomente o incentivo à leitura e seja eficaz nas estratégias de desenvolvimento desse cenário em cada escola, biblioteca e até mesmo desperte o desejo da leitura nas famílias alagoanas”.

Wyllyson Santos destacou que o plano representa uma grande oportunidade para fortalecer a cultura literária em Alagoas. “Com a colaboração de todos os envolvidos, esperamos criar um documento robusto que não apenas promova a leitura, mas também desenvolva a economia do livro no estado. Estamos comprometidos em garantir que todos tenham acesso igualitário aos livros e aos espaços de leitura”.

Durante a reunião, foram apresentados os eixos que guiarão a construção do projeto. São eles: Eixo 1 - Democratização do acesso, que visa garantir que todos tenham oportunidades iguais para acessar livros e espaços de leitura; Eixo 2 - Fomento à leitura e à formação de mediadores, com foco em incentivar a leitura e capacitar pessoas para promover a leitura em suas comunidades; Eixo 3 - Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico, buscando fortalecer a importância da leitura na sociedade; e Eixo 4 - Desenvolvimento da economia do livro, que pretende impulsionar o setor editorial e criar oportunidades econômicas relacionadas ao livro.

Para Jair Porto, esse plano vem para fortalecer a educação pública estadual de Alagoas. “Tenho certeza que esse fortalecimento vai estimular essa busca pela leitura e atrair novos leitores para as bibliotecas. Dentro da proposta do plano tem o incentivo à infraestrutura, aos equipamentos, aos recursos humanos e com certeza isso é essencial para que a gente tenha uma realidade como idealizamos, porque a biblioteca para a educação, para a escola, ela é o coração de toda a escola, é para pulsar a leitura”.

Já o coordenador do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Iuri Rizzi, destacou a iniciativa do Governo Estadual ao criar o PELL. “Eu acho essa iniciativa de fundamental importância, pois a criação de um Plano Estadual do Livro e da Leitura vai servir como um instrumento de mudança em um cenário complexo relacionado ao campo da leitura e todos os benefícios que este hábito pode proporcionar para os indivíduos e para a sociedade como um todo”.

A reunião completa pode ser assistida abaixo:




Fonte: Ascom Secult

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.