O presidente Fernando Tourinho ressaltou aos 13 novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), empossados nesta segunda-feira (19), em solenidade na Escola da Magistratura (Esmal), que a missão deles é trabalhar para a sociedade. "Quem gosta de ser juiz trabalha para a sociedade", discursou.
Ele destacou o seu compromisso em nomear e dar posse a novos magistrados e servidores para atuarem nas comarcas do estado e melhorar a prestação de serviço para a sociedade.
“Nós estamos fazendo um esforço muito grande para que possamos nomear mais magistrados e servidores para o Poder Judiciário alagoano. Hoje recebemos 13 novos juízes substitutos e o que eu desejo para eles é que venham com disposição e vontade de prestar um serviço de qualidade para o povo do nosso estado”, enfatizou.
Os magistrados foram aprovados em concurso público concluído em 2021. Antes de atuarem nas comarcas, eles passarão por curso de formação que se inicia nesta terça (20).
Tourinho aproveitou a oportunidade para ressaltar a missão do Juiz, tão importante nas comarcas do estado.
“Nós precisamos nos aproximar mais para entender o que a sociedade quer da gente. E para isso não cabe arrogância, prepotência e nem se achar melhor do que os outros. Porque, efetivamente, nós não somos. Ser magistrado não é fácil, a possibilidade de erro é grande, porém quando a gente busca acertar, diminui muito os erros, e é isso que a gente espera de vocês”, pontuou.
Sonho realizado
O magistrado recém empossado, Marcelo Cavalcanti, é alagoano, natural de Maceió e durante a cerimônia, teve a oportunidade de discursar como orador da turma. Tomado pela emoção, ele falou sobre a jornada, renúncias e gratidão para realizar o sonho de se tornar juiz em Alagoas.
“O dia de hoje marca a concretização de um sonho. O ponto de chegada depois de tantos dias de luta. Que este novo ciclo em nossas vidas seja permeado por muita coragem para que possamos exercer nossas funções com imparcialidade, integridade e ética, cumprindo a missão constitucional de distribuir a justiça, sendo agentes significativos nas transformações da realidade social”, disse.
Marcelo Cavalcanti representou sua turma com um discurso emocionante como orador. Foto: Adeildo Lobo
A juíza substituta, Isys Martins é natural do Ceará e atuou como Oficiala de Justiça por 12 anos no Tribunal de Justiça do Piauí. Ela também falou sobre sua emoção em realizar o sonho de se tornar magistrada em Alagoas.
“Foi uma caminhada bastante longa, 12 anos me dedicando e nutrindo o sonho de me tornar magistrada. E hoje, para a glória de Deus e também para trazer essa esperança, esse novo ar de justiça ao povo alagoano, nós estamos aqui”, falou, feliz, a nova magistrada.
Tourinho cumprimentou a juíza Isys Martins após assinatura do termo de posse. Foto: Adeildo Lobo
Curso de Formação
O curso de formação dos novos magistrados terá início nesta terça (20), com carga horária de 480 horas. Durante a formação, os juízes substitutos terão aulas na Esmal e já começarão a atuar nas comarcas indicadas como parte do curso.
O juiz André Parízio, coordenador do curso, explica que a formação vai aplicar a metodologia já utilizada e que foi objeto de elogio da Escola Nacional de Formação de Magistrados.
“A partir de amanhã eles começam a ter o contato com juízes mais antigos, com professores, que vão passar todo o conteúdo necessário para que eles possam atuar nas comarcas em breve”, disse.
Juiz André Parízio é o coordenador do curso dos novos juízes. Foto: Adeildo Lobo
Aulas sobre técnica de realização de audiência de custódia; técnica de realização de audiências cíveis; ética na magistratura; aulas sobre todos os sistemas utilizados na prática para tramitação de processos e também todo o conhecimento sobre como fazer audiências e redigir atos na prática fazem parte do conteúdo programático.
A designação para as comarcas é feita pela Corregedoria-Geral da Justiça, conforme a necessidade do Poder Judiciário. O coordenador acrescentou que os juízes irão para as comarcas ainda durante o curso, mas que serão acompanhados de perto. “Teremos um plano de gestão para acompanhar o que eles vão precisar fazer nas comarcas de acordo com a necessidade do Tribunal”.
Autoridades
Participaram da solenidade o vice-presidente do TJAL, Orlando Rocha; o Corregedor-geral de Justiça, Domingos Neto e os desembargadores Otávio Leão Praxedes, Alcides Gusmão, Paulo Lima, Fábio Bittencourt, João Lessa, Celyrio Adamastor, Carlos Cavalcanti, Ivan Brito, Fábio Ferrario, Paulo Zacarias e Márcio Roberto. Também estiveram presentes os juízes no exercício da desembargadoria Alberto Jorge e Manoel Cavalcante e o presidente da Associação dos Magistrados Alagoanos, juiz Hélio Pinheiro.
O desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal Renato Coelho, a desembargadora aposentada do TJ do Ceará, Maria das Graças Almeida e o desembargador eleitoral do TRE Alagoas, Milton Gonçalves, também prestigiaram a solenidade. Outras autoridades civis e militares, magistrados e servidores do TJAL também participaram da sessão solene de posse dos novos juízes.
Acesse as fotos do evento aqui.
Autoridades civis, militares, familiares dos empossados, juízes e servidores do TJAL prestigiaram a solenidade. Foto: Adeildo Lobo
Tomaram posse:
- Eduardo Ligiéro Rocha
- Flávio Vinícius Alves Cordeiro
- Bruna de Leão Figueiredo
- José Ivan Melo dos Santos
- Luís Fillipe de Godoi Trino
- Alexandre Guilherme Pino da Silva Filho
- Kaio César Queiroz Silva Santos
- Bruna Saback de Almeida Rosa
- Diogo Haruo da Silva Tanaka
- Isys Gabriela Leite Martins Dantas
- Rogério Santos Alencar
- Leandro Francisco Ambrósio
- Marcelo Pimenta Cavalcanti
Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.