OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de maio de 2025

Notícias

29/08/2024 às 13:00

Centro especializado no Fórum da Capital atende vítimas de crimes e atos infracionais

Espaço funciona na sala 7, no térreo do Fórum de Maceió, no Barro Duro. Adeildo Lobo Espaço funciona na sala 7, no térreo do Fórum de Maceió, no Barro Duro. Adeildo Lobo

O Fórum de Maceió, no Barro Duro, conta, desde janeiro de 2023, com um centro especializado para atender vítimas de crimes e atos infracionais. No espaço, que funciona no térreo (sala 7), o público pode receber informações sobre inquéritos e processos, aguardar audiências ou obter encaminhamentos para serviços sociais.

O centro foi criado por meio da resolução nº 19/2023, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A criação da unidade segue ainda a resolução nº 253/2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O objetivo é atender pessoas que tenham sofrido dano físico, moral, patrimonial ou psicológico em razão de crime ou ato infracional cometido por terceiro, ainda que não identificado, julgado ou condenado. O espaço também é voltado para cônjuges, companheiros, familiares em linha reta, irmãos e dependentes das vítimas, cuja lesão sofrida tenha sido causada por um crime ou ato infracional.

"A vítima passa por processos traumáticos e, muitas vezes, não tem o apoio necessário. Às vezes falta até uma coisa básica, que é ter informação, saber o que vai acontecer com aquele processo. No centro, ela tem segurança e acompanhamento de equipe multidisciplinar. É uma forma de impulsionar a cidadania", disse o juiz Sandro Augusto, coordenador do local.

Segundo o magistrado, o centro fornece ainda informações sobre os direitos das vítimas. "São pessoas que também estão inseridas nesse leque protetivo dos direitos humanos. É importante saberem que elas têm a proteção estatal, têm alguém com quem contar", reforçou.

O magistrado explicou, no entanto, que não são vítimas de todo tipo de crime que podem ser atendidas no centro especializado.

"Vítimas de violência doméstica devem procurar o 1º Juizado, no Centro, ou o 2º Juizado, no Fórum. Essas unidades possuem toda uma estrutura de atendimento para esses casos. Já idosos, pessoas com deficiência, em situação de rua, crianças e adolescentes, negros, indígenas, LGBTQIAP+ e outros grupos vulneráveis devem ir à 14ª Vara Criminal, que também funciona no Fórum", afirmou.

Mais informações sobre o centro especializado podem ser obtidas aqui.

O CNJ também disponibiliza cartilha com informações sobre os direitos das vítimas, os tipos de violência e o papel das instituições. Confira aqui.


Coordenador do centro e equipe multidisciplinar atuam no atendimento de vítimas de crimes e atos infracionais. Foto: Adeildo Lobo

Serviço


Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais

Fórum da Capital, no Barro Duro

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 14h

Telefone: (82) 4009.3664

E-mail: atencaoasvitimas@tjal.jus.br



Dicom TJAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: comercial@al1.com.br

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.

 
girar imagem 90 graus a esquerdaanterioriniciar slideshowpróximogirar imagem 90 graus a direita
loading
fechar janela
parar slideshowiniciar slideshow