OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de julho de 2025

Notícias

05/09/2024 às 16:52

TJAL inaugura Escritório Social para atender egressos do sistema prisional, em Girau do Ponciano

Escritório foi inaugurado nesta quinta (05), em Girau do Ponciano Escritório foi inaugurado nesta quinta (05), em Girau do Ponciano

O Tribunal de Justiça de Alagoas inaugurou, nesta quinta-feira (05), o Escritório Social do município de Girau do Ponciano. O equipamento público busca oferecer serviços especializados a partir do acolhimento de pessoas egressas e seus familiares, permitindo-lhes encontrar apoio para a retomada do convívio em liberdade civil.

A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, por meio do Programa Fazendo Justiça, em parceria com o Judiciário alagoano e com a prefeitura.

Poliana Alves, coordenadora do eixo de Cidadania do Programa Fazendo Justiça, explicou que o objetivo do Escritório é acolher, com uma equipe multidisciplinar, os egressos do sistema prisional e seus familiares, compreendendo as suas demandas.

“O Escritório vem para atender esse público, levando em consideração os desafios da vida pós cárcere e referenciando para as principais políticas públicas, como saúde, educação, trabalho, entre outras. Então o objetivo é pensar e dar caminhos para a ressignificação das trajetórias de vida dessas pessoas”, explicou.

De acordo com dados do CNJ, existem 61 escritórios sociais em território nacional. Em Alagoas existem dois, em Maceió, e agora, em Girau do Ponciano. O Escritório recém inaugurado ofertará serviços especializados para egressos do Presídio do Agreste e seus familiares.

Elo entre o Sistema Prisional e a sociedade local


O desembargador Celyrio Adamastor, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do TJAL, enfatizou que o Escritório Social é o elo entre o Sistema Prisional e a sociedade local.

“Ele vai contribuir oferecendo apoio psicológico e moral, por exemplo, para esta pessoa que saiu do sistema prisional e que precisa desse auxílio, sem esquecer dos seus familiares. Após fazer uma análise do perfil dele, poderá encaminhar para postos de trabalho”, pontuou o magistrado.

O desembargador Márcio Roberto Tenório representou a Presidência do TJAL na solenidade de inauguração. Ele destacou a importância do equipamento público para o estado.

“Para o Tribunal de Justiça de Alagoas é de grande a relevância a inauguração de mais um Escritório aqui no estado, porque essas pessoas, lamentavelmente, quando saem, após o cumprimento da pena, não tem o apoio necessário da sociedade e das instituições para se reinserirem no contexto social e no mercado de trabalho”, disse.

Autoridades fizeram o desenlace da fita de inauguração do prédio. Foto: Adeildo Lobo

Parceria


A inserção do Escritório Social e os trabalhos realizados pelo equipamento público contam com o apoio do município de Girau do Ponciano, que disponibilizará os profissionais que atenderão ao público.

“Nós formamos uma equipe com psicólogos, assistentes sociais e assessoria jurídica para atender essas pessoas. Todos foram treinados para atender esse público e trabalharão junto das comarcas dos municípios vizinhos”, explicou o prefeito da cidade, Davi Brito.

O Escritório Social do município de Girau funciona no Centro da cidade e conta com quatro salas, além de espaço de espera em uma estrutura equipada e confortável.

Escritório conta com espaço equipado e confortável para atender ao público. Foto: Adeildo Lobo

Uma equipe multidisciplinar é responsável pelo atendimento com dois advogados, um psicólogo e um assistente social, além de funcionários administrativos. No local também funcionará a Defensoria Pública Municipal.

A juíza da comarca de Girau, Ana Celina, ressaltou que os trabalhos do Escritório são uma efetivação do direito fundamental do egresso em concretizar a sua cidadania.

“É uma alegria ver os frutos do trabalho do programa Fazendo Justiça em parceria com o Judiciário alagoano e com a prefeitura acontecendo aqui em Girau. É necessário se sensibilizar para efetivar as políticas públicas, diminuindo, inclusive, as vulnerabilidades que muitas vezes foram as que o levaram ao sistema prisional”.

Ela ainda acrescentou que o Escritório também traz mais segurança para a sociedade que terá uma pessoa realmente ressocializada e acolhida socialmente.


Dicom TJAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.