Os depósitos judiciais do Poder Judiciário de Alagoas serão gerenciados pelo Banco de Brasília S.A.(BRB). Nesta segunda (23), o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, assinou o contrato com a instituição financeira vencedora da licitação para a administração.
Segundo o desembargador presidente, a expectativa é que os serviços prestados aos jurisdicionados sejam aperfeiçoados e se tornem mais céleres.
“Vamos melhorar o atendimento, inclusive, há uma promessa de que até o final do ano, nós poderemos pagar os precatórios via Pix. Será uma grande vitória para toda a sociedade alagoana essa nova parceria entre BRB e o Poder Judiciário”, comentou.
O chefe do Departamento de Planejamento e Orçamento do TJAL, José Leomir da Silva, destacou que o grande diferencial desse contrato está na melhoria da tecnologia utilizada para realizar os pagamentos.
“Hoje, o pagamento de alvará é por meio físico. O credor tem que ir à agência bancária e tem que aguardar. Com esse novo sistema, o próprio juiz vai liberar diretamente no Pix do favorecido desse pagamento e agilizar e melhorar o atendimento para a sociedade”, explicou o servidor.
O banco já é responsável pela gestão da Folha de Pagamento do TJAL. Para o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, a nova parceria é importante para a história da instituição, que já vem gerindo os depósitos judiciais de outros estados como Bahia, Ceará e do Distrito Federal.
“O BRB chega com um olhar especial para a justiça, agregando tecnologia, facilidade, agilidade, gerando, portanto, eficiência não só na gestão do próprio tribunal, mas na qualidade do atendimento prestado aos jurisdicionados, aqueles que dependem da justiça e que, muitas vezes, têm pressa para receber seus recursos”.
Participaram da solenidade os juízes Antônio Rafael Casado, auxiliar da Presidência e coordenador de Precatórios, Nelson Tenório, presidente do Funjuris, e Ricardo Lima, coordenador administrativo do Funjuris, diretores administrativos e servidores do Poder Judiciário e representantes do BRB.
Participaram da solenidade magistrados, servidores e representantes do BRB
Depósitos judiciais
Depósitos judiciais são feitos na instituição financeira em cumprimento de uma determinação judicial, em situações em que é necessário preservar um valor durante um processo, até a decisão final. Dizem respeito ao cumprimento de determinação judicial nos processos, seja em nome das partes ou de terceiros interessados.
Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.