OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 10 de outubro de 2024

Notícias

30/09/2024 às 21:44

Tratamento psicológico reduz 70% das internações por doenças cardíacas

Dizem que quem comanda nosso corpo é o cérebro, enviando os estímulos na hora certa para que todos os órgãos continuem trabalhando. Ainda que seja verdade, a mente tem um papel fundamental no funcionamento do organismo. Quem nunca sentiu uma dor física causada por um problema psicológico? Distúrbios como ansiedade, depressão e pânico podem afetar diversas estruturas corporais, mas principalmente, o coração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 10 anos, o índice de depressão cresceu 18,4%, sendo agravado pela pandemia, que aumentou em 25% os casos de distúrbios psicológicos. Isso levou a cada vez mais pessoas desenvolverem doenças cardiovasculares, já que as taxas de estresse, sedentarismo e hipertensão também aumentaram. “Os sintomas dos transtornos ansiosos e depressivos já são considerados fatores de risco para o sistema cardiovascular. Em um estudo recente foi observado que, ao tratar a depressão e a ansiedade, o risco de hospitalização de pessoas cardíacas cai cerca de 70%, além de também derrubar a chance de morte e de reinternação”, explica Dra. Salete Nacif, cardiologista do Hcor.

Outro fato é que, ao cuidar da mente, também se cuida do coração, pois as oscilações de humor diminuem, fazendo com que os hormônios atrelados ao estresse e à ansiedade não sejam liberados ou fluam em quantidade menor. Entretanto, as mulheres devem ter um pouco mais de cuidado, já que têm mais chances de desenvolverem distúrbios mentais e enfrentam, normalmente, estresse psicossocial.

“Um estudo publicado no Jornal do Colégio Americano de Cardiologia aponta que a desvantagem socioeconômica, as dificuldades na infância e a violência entre parceiros são estressores que podem causar doenças cardiovasculares em mulheres. Programas de gerenciamento de estresse podem ser usados em conjunto com a reabilitação cardíaca, promovendo o relaxamento muscular e a melhora no enfrentamento do problema”, aponta.

Como manter a saúde mental em dia e cuidar do coração?

Ter uma alimentação balanceada, ingerir pouco álcool e não fumar fazem parte dos três pilares mais importantes para prevenir doenças. Além disso, fazer exercício físico é um ótimo aliado, pois libera endorfina, um hormônio que gera bem-estar e promove a sensação de recompensa.

“É importante que pessoas com distúrbios ansiosos e depressivos consigam ter momentos de lazer e diversão. Um sono restaurador também desempenha funções primordiais no tratamento da saúde mental, já que proporciona o relaxamento necessário para o cérebro. Por fim, a psicoterapia, associada à terapia medicamentosa, quando necessária, pode ser outra aliada importante”, expõe.

A especialista reforça que nenhum sintoma deve ser ignorado, seja ele psicológico ou físico. Quanto antes o diagnóstico acontecer, mais fácil será encontrar o tratamento mais apropriado para gerar cada vez mais saúde e bem-estar.

Sobre o Hcor
O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.

Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico.




Fonte Ascom HCor

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.