OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 21 de dezembro de 2024

Notícias

01/10/2024 às 18:13

Sesau discute ações para qualificar assistência em saúde bucal no Sistema Prisional

A reunião para qualificar, ainda mais, a assistência em saúde bucal no Sistema Prisional de Alagoas, ocorreu na sede da Sesau. Carla Cleto / Ascom Sesau A reunião para qualificar, ainda mais, a assistência em saúde bucal no Sistema Prisional de Alagoas, ocorreu na sede da Sesau. Carla Cleto / Ascom Sesau

Ruana Padilha

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) discutiu com integrantes da Coordenação de Saúde do Sistema Prisional de Alagoas ações para qualificar a assistência em saúde bucal da população privada de liberdade. O encontro ocorreu na Gerência de Atenção Primária (GAP) da saúde estadual, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

O assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau, Sidney Santos, explicou que a Sesau realiza atividades contínuas de saúde no Sistema Prisional para prestar assistência dentro do complexo, garantindo eficácia no tratamento e maior segurança e comodidade aos detentos.

“Atualmente temos uma equipe de 18 profissionais da odontologia, que oferecem cuidados em saúde bucal, em que são realizados atendimentos clínicos, avaliações e encaminhamento de cuidados especiais, oferta de educação permanente para os profissionais”, destacou Sidney Santos.

O assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau reforçou, ainda, que as ações a serem desenvolvidas foram elaboradas seguindo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “A saúde é um direito de todos e, qualquer pessoa, estando privada de liberdade, também tem direito a assistência em saúde, pois a mesma encontra-se em uma condição de vulnerabilidade”, disse.


A gerente de Saúde do Sistema Prisional de Alagoas, a policial penal Andrea Sarmento, destacou a importância do alinhamento entre o Sistema Prisional e a Sesau para um atendimento qualificado às pessoas que vivem privadas de liberdade. “Realizamos os alinhamentos necessários, visando dinamizar os atendimentos de saúde bucal e agilizar os atendimentos. Também foi discutido o fornecimento dos insumos e dos materiais necessários, conforme preconiza a Política Nacional de Assistência à pessoa privada de liberdade”, salientou.



Ascom Sesau

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.