OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2025

Notícias

06/10/2024 às 23:58

Ex-prefeitos de Maceió por dois mandatos, Rui Palmeira e Cícero Almeida saem das urnas com resultados diferentes

Rui Palmeira foi eleito vereador por Maceió pelo PSD Rui Palmeira foi eleito vereador por Maceió pelo PSD

Valderi Melo

Na tentativa de voltar ao cenário político alagoano, mais precisamente de Maceió, os ex-prefeitos Rui Palmeira e Cícero Almeida tiveram resultados diferentes nas eleições deste domingo, 6, na disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores da capital. Enquanto Rui conseguiu se eleger para ocupar uma cadeira no Legislativo maceioense a partir de janeiro de 2025, Cícero Almeida não teve a mesma sorte e amargou mais uma derrota nas urnas.

Prefeito de Maceió por dois mandatos entre 2013 e 2020, deputado estadual entre 2007 e 2011 e deputado federal entre 2011 e 2012, Rui Palmeira encerrou seu segundo mandato no final de 2020. Na eleição de 2022 foi candidato ao governo de Alagoas e ficou na terceira colocação, atrás do governador reeleito Paulo Dantas e do senador Rodrigo Cunha. No segundo turno apoiou Dantas e virou secretário de Infraestrutura do Estado.

Nesse domingo, 6, se candidatou a vereador pelo PSD [partido que comanda em Alagoas] e conseguiu se eleger com 5.498 votos, uma votação aquém das suas pretensões, mas que lhe garante uma cadeira na Casa de Mário de Guimarães na próxima legislatura, que passa a contar com 27 vereadores. A eleição de Rui Palmeira é um recomeço na sua carreira política e praticamente lhe livra do ostracismo político que poderia alcançar, caso fosse derrotado.

Já Cícero Almeida não teve a mesma sorte. Desde que deixou o cargo de prefeito de Maceió no final de 2012, Almeida ainda se elegeu deputado federal em 2014. De lá para cá, o ex-prefeito só amargou derrotas em sua carreira política. Nessa eleição tentou novamente uma cadeira na Câmara de Maceió, cargo que ocupou entre 2001 e 2003, quando então renunciou para tomar posse como deputado estadual por ter sido eleito em 2002 para a Casa de Tavares Bastos.

Em 2004 e 2008, Cícero Almeida foi eleito e reeleito prefeito de Maceió, ocupando o cargo entre 2005 e 2012. Em 2016 [ainda como deputado federal], Almeida foi candidato a prefeito de Maceió, mas acabou derrotado no segundo turno por Rui Palmeira, reeleito naquela eleição. Em 2018, Cícero Almeida se candidatou a deputado estadual e aí começou a sua derrocada política. Obteve apenas 8.405votos, insuficientes para lhe garantir o mandato.

Almeida não teve sorte nas urnas e amargou mais uma derrota política. Foto: Sandro Lima

Na eleição municipal, Almeida foi novamente candidato a prefeito de Maceió e o resultado nas urnas foi decepcionante: apenas 9.905 votos, ficando distante da briga pela prefeitura da capital. Nessa eleição de domingo, 6, Cicero Almeida disputado o mandato de vereador pelo PDT obteve apenas 1.793 votos, um resultado que praticamente encerra sua carreira política, que teve momentos de auge quando foi prefeito por dois mandatos.

Enquanto Rui comemora uma eleição que lhe traz sobrevida política, Cícero Almeida amarga mais uma derrota política. Se ainda vai ter disposição para disputar uma nova eleição só o tempo dirá.

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.