O setor de alimentação no Brasil se destaca pela sua diversidade e toque de criatividade de empreendedores, frente à procura maior por opções saudáveis. Nesse segmento, as franquias de comida havaiana, especialmente as que oferecem poke, se tornaram uma alternativa atraente ao combinar frescor e sabor em um prato nutritivo e prático. O poke, que combina peixe cru, vegetais e grãos, é uma tendência global que busca experiências diversificadas sem deixar de lado a saúde e bem-estar.
De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), dos aproximadamente 1.500 pontos de refeições expressas em centros de compras, estima-se que 5% apostem no nicho de alimentação saudável, com um faturamento anual de cerca de R$ 100 milhões.
Contudo, o caminho para o sucesso nesse mercado apresenta desafios para quem está à frente desses negócios lucrativos. Um dos principais obstáculos que gestores enfrentam ao empreender no setor alimentício é a complexidade da administração. Muitas pessoas que sonham em abrir um restaurante acreditam que o conhecimento culinário é suficiente, mas essa visão é limitada. Questões como o controle de Custo de Mercadorias Vendidas (CMV), gestão do desperdício e a elaboração de um demonstrativo de resultados (DRE) realizados com eficácia são fundamentais para a sustentabilidade do negócio.
Além disso, a falta de conhecimento sobre gestão financeira e de equipe pode levar ao insucesso. “A realidade é que a operação de um restaurante exige muito mais do que habilidades na cozinha, é preciso um entendimento a fundo de todos os aspectos administrativos”, afirma David Frankad, CEO da Menu Poke, rede de franquias de fresh food.
Outro desafio é a resistência cultural em relação à alimentação saudável. Para muitos, essa alternativa ainda é vista como uma dieta restritiva, o que dificulta a aceitação de pratos como o poke. Diante dessa condição, algumas franquias encontraram maneiras de transformar essa resistência em oportunidades. “A introdução de buffets a quilo, por exemplo, permite que os clientes experimentem diferentes combinações sem o compromisso de uma refeição completa. Essa estratégia ajuda a desmistificar a ideia de que a comida saudável é sem graça e incentiva mais pessoas a explorar essas opções”, comenta o especialista.
Para empreendedores que desejam entrar no mercado de comida havaiana, contar com uma marca já reconhecida oferece vantagem, pois permite que o franqueado se beneficie da reputação e modelo de negócios já comprovadas da rede. “Investir em uma rede com experiência e reconhecimento pode ser um diferencial na conquista de novos clientes. Estar ao lado de um time que já está crescendo nesse mercado e estabelece cultura em torno da alimentação saudável é um ponto chave para o sucesso do franqueado”, recomenda David.
Um exemplo dessa estratégia é a Menu Poke, que, desde sua fundação em 2019, se destaca no segmento de fresh food. A empresa oferece uma variedade de opções, mas também educa seus consumidores sobre os benefícios de uma alimentação saudável. Com mais de 1.500 combinações em seu cardápio, a rede busca mostrar que é possível consumir pratos saborosos e saudáveis ao longo de todo o ano. O objetivo é desmistificar a ideia de que o poke é um prato exclusivo do verão.
Em um mercado competitivo e sempre em evolução, a inovação, a gestão eficiente e a comunicação são quesitos para o sucesso das franquias de comida havaiana. Aqueles que buscam empreender nesse setor devem estar preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem na busca por uma alimentação consciente.
Sobre a Menu Poke
Fundada em 2019, a Menu Poke é uma rede de franquias de fresh food que se destaca por seu foco em alimentação saudável e prática. Com um cardápio inspirado na culinária havaiana, a marca oferece uma variedade de opções frescas, modulares e personalizáveis que incluem bases, proteínas, molhos e acompanhamentos e totalizam mais de 1500 combinações. A empresa é uma das maiores de fresh food do Brasil e tem como missão proporcionar refeições saudáveis e saborosas, adaptáveis a diferentes necessidades, veganas, vegetarianas e para intolerâncias alimentares.
No franchising desde 2021, a Menu Poke expandiu rapidamente e conta atualmente com 21 unidades em operação pelo país nos modelos: lojas, quiosques e dark kitchens. O carro-chefe da franquia é o poke, prato de origem havaiana, além disso o cardápio também inclui opções quentes, wraps, saladas, sobremesas saudáveis e sucos. A empresa oferece aos franqueados um sistema de gestão centralizado e treinamento para garantir a qualidade e a padronização dos serviços. Com um mercado em crescimento de alimentação saudável, a rede se posiciona como uma solução inovadora e prática para quem busca uma dieta equilibrada.
RX da franquia
Modelo de negócio: Franquia Fresh Food
Segmento de atuação: Alimentação saudável fresh food
Ano de fundação: 2019
Ano de início do Franchising: 2021
Número de unidades total: 22
Número de unidades próprias: 2, indo pra 3ª (porém essa é uma informação ainda confidencial. Estamos em processo de due diligence de todas)
Número de unidades franqueadas: 22 (hoje, sem contar com as que estamos absorvendo pra unidades próprias)
Investimento inicial (Taxa de franquia + implantação loja (obra e treinamento):
Dark Kitchen 65k a 95k
Loja shopping de 30m² a 45m² - 145k à 350k
Lojas com praça de 80m² para mais – 245k à 425k
Taxa de franquia: 50k
Capital de giro: 50k
Royalties: 5%
Taxa de publicidade: até R$ 1.200 revertido 100% para a própria operação do franqueado
Área mínima por unidade: 25m²
Nº de funcionários por unidade: 4 a 8
Faturamento mensal: 65k
Prazo de retorno de investimento: 15 a 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Telefone: 47 98878-4407 (Macoule)
Site: https://www.menupoke.com.br
E-mail para contato: [email protected]
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.