OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 07 de maio de 2025

Notícias

31/10/2024 às 18:15

Cidadania e Justiça: 200 crianças participam da 6ª edição da Praça Litero-Musical

Estudantes das escolas Professora Anaías de Lima e Zumbi dos Palmares participaram da ação. - Filipe Norberto (Ascom/Esmal) Estudantes das escolas Professora Anaías de Lima e Zumbi dos Palmares participaram da ação. - Filipe Norberto (Ascom/Esmal)

Cerca de 200 crianças participaram da 6ª edição da Praça Litero-Musical, promovida nesta quarta-feira (30) no Espaço Agenda. A atividade foi realizada por meio de uma parceria entre o Programa Cidadania e Justiça nas Escolas (PCJE), a Biblioteca Estadual Graciliano Ramos e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).

Na ocasião, estudantes de escolas públicas participaram de oficinas e assistiram a apresentações teatrais, musicais e lúdicas, com o objetivo de inseri-los no mundo da leitura e contribuir para a formação de futuros leitores desde a infância.

Para a servidora do PCJE Luzia Rodrigues, a ação uniu entretenimento e aprendizado através da leitura. “Esse momento é muito prazeroso, e trazemos a contação de histórias, por meio das quais, com contos de fadas e aventuras, eles aprendem enquanto se divertem. A leitura estimula a imaginação, transportando-os para um mundo de sensibilidades que os direcionará ao conhecimento”, afirmou.

Mira Dantas, diretora da Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, destacou a união entre as propostas do PCJE, da biblioteca e das escolas como uma ferramenta pedagógica para incentivar a leitura e aproximar a justiça do ambiente escolar, especialmente no Ensino Fundamental. “A leitura é a base para a formação de futuros cidadãos, que contribuirão para a promoção e o desenvolvimento da cidadania. Através da justiça, esses jovens poderão construir um futuro melhor para a sociedade”, declarou.

Ela ressaltou também o papel da leitura como uma via de acesso à cidadania. “Nosso objetivo é plantar a semente da importância da leitura, para que as crianças cresçam como cidadãos informados e reivindicadores de seus direitos”, acrescentou.

Idealizadora do projeto Praça Literária e proprietária do Espaço Agenda, Fátima Maia enxerga nos alunos os frutos futuros da experiência proporcionada pela Praça, além do fortalecimento da leitura, educação e cultura. “As crianças precisam da alegria que as histórias trazem, e que elas irão compartilhar no futuro. Queremos que elas se apaixonem pelas diversas formas literárias, como o cinema, o teatro e as novelas. Através da leitura, da escrita e da educação, a cultura se fortalece cada vez mais em nosso país”, pontuou.

Participaram da 6ª edição da Praça Litero-Musical alunos da Escola Estadual Professora Anaías de Lima e da Escola Municipal Zumbi dos Palmares.

Filipe Norberto – Ascom/Esmal

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.