A cidade de Penedo (AL) conta agora com mais um indutor da cultura, turismo e economia criativa locais. O Banco do Nordeste Cultural, uma estratégia da instituição financeira para desenvolver cadeias produtivas da cultura, tem estreado sua atuação na cidade, desde setembro, e, a partir desta quinta-feira 28, inaugura programação de oficinas e apresentações artísticas, inserida nas atividades do Circuito Penedo de Cinema, evento que também se realiza com o patrocínio do Banco.
A programação acontecerá na Praça 12 de Abril, até o dia 1º de dezembro, no horário das 16h30 às 18h, e inclui oficina para preparação de atores, ministrada por Silvie Leal; apresentação teatral Conta Chico, da Companhia Flor do Sertão; e as apresentações musicais de Daniella Cattívaz & O Coco Cósmico, e de Allê o Santo.
Por meio da realização de atividades culturais e apoio à projetos do segmento, o BNB já levou nomes de artistas alagoanos à cidade e pretende expandir sua programação em 2025. De acordo com o gerente do Centro Corporativo de Cultura do Banco do Nordeste, Murilo Custodio, o banco está elaborando um plano permanente de ações culturais na cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo e outros parceiros locais.
Murilo ressalta que a ideia é construir uma programação permanente acontecendo nos equipamentos culturais da cidade, a exemplo do Theatro Sete de Setembro. O Banco do Nordeste já atua dessa forma em outras cidades em que não possui a estrutura física de um Centro Cultural. Atualmente, os Centros existem em Fortaleza e Juazeiro do Norte (Cariri), no Ceará, e em Sousa, na Paraíba. Em setembro deste ano, o BNB assumiu a gestão do Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró (RN).
A promoção do desenvolvimento da cultura na Região inclui ainda outras ações relacionadas a patrocínio, crédito para financiamento ao empreendedorismo cultural, ações de formação de plateia, entre outras.
SERVIÇO: Programação Banco do Nordeste Cultural – Circuito Penedo de Cinema
28/11: Oficina Corpo Presente (Oficina para preparação de atores, ministrada por Silvie Leal). Hora: 16h30 às 18h. Local: Praça 12 de Abril.
29/11: Apresentação Teatral - Cia Flor do Sertão apresenta: Conta Chico. Hora: 16h30 às 18h. Local: Praça 12 de Abril.
30/11: Apresentação Musical Daniella Cattívaz & O Coco Cósmico. Hora: 16h30 às 18h. Local: Praça 12 de Abril.
01/12: Apresentação Musical - Allê o Santo. Hora: 17h às 18h. Local: Praça 12 de Abril.
Ascom Banco do Nordeste
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.