OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 14 de dezembro de 2024

Notícias

30/11/2024 às 14:49

Governo de Alagoas promove feira que deve atrair público de 10 mil pessoas no final de semana

Com cooperativas e empreendimentos da economia solidária, evento conta com mais de 100 produtos para degustação e comercialização Com cooperativas e empreendimentos da economia solidária, evento conta com mais de 100 produtos para degustação e comercialização

Juliana Gomes (*)

A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária teve início nesta sexta-feira (29), no estacionamento do Maceió Shopping, celebrando a diversidade da produção da agricultura familiar e dos empreendimentos da economia solidária. O evento é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio das secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), e segue até o próximo domingo (1º), com a expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes durante os três dias de evento.

Com apoio da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste, a feira reúne mais de 100 produtos diferentes da agricultura, do artesanato local e demais segmentos da economia solidária. A programação conta, ainda, com rodas de conversas e apresentações artísticas.

Durante a abertura oficial da feira, a secretária da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, destacou as ações do Governo do Estado para o fortalecimento dos agricultores familiares, pontuando que a feira é uma celebração das conquistas do setor ao longo de 2024.

“O governador Paulo Dantas tem a agricultura familiar como uma das prioridades da gestão. Este é o primeiro ano de realização da feira, mas sabemos que ela irá crescer e trazer bons frutos para todos os agricultores. Em 2025, vamos realizar o Circuito Regional das Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, percorrendo nove regiões do estado, finalizando com a segunda edição deste grande evento, aqui em Maceió”, afirmou a gestora da Seagri.

Com representação de 24 municípios alagoanos, além da vitrine de comercialização para as produções das cooperativas, associações e grupos de agricultores familiares e demais segmentos da economia solidária, a abertura contou com a discussão sobre “O papel das mulheres na agricultura familiar: avanços e desafios” e sobre a “Juventude e economia solidária: potencialidades e futuro”. O encerramento do dia ficou por conta do cantor Luís Morall.

Para o secretário Executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, a feira é uma oportunidade para a economia solidária, o cooperativismo de apresentar os produtos aos alagoanos, comercializar e escoar essa produção. “Em um momento de grande procura no shopping, em um dia de grandes promoções e no primeiro e final de semana de compras de Natal, trazer os produtos das cooperativas, dos empreendimentos de economia solidária é uma oportunidade de gerar renda, de gerar a oportunidade de trabalho para as pessoas que produzem. E para a sociedade, é a oportunidade de comprar direto do produtor, de conhecer um pouco dessas experiências que movimentam a economia, conhecer que uma outra economia acontece na vida dos municípios, através das cooperativas, das associações e dos empreendimentos solidários. E poder se conectar com isso e comprar”.


Sobre a feira

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária faz parte do Circuito Nordestino, formado por feiras realizadas em todos os estados da região. A realização da feira também conta com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte, com apoio das secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e da Cultura e da Economia Criativa (Secult), Maceió Shopping e Sebrae Alagoas, além do patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.

(*) Estagiária sob supervisão.

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.