O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), através da Diretoria Adjunta de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra), realizou, em 2024, a reforma geral de 17 unidades judiciárias no Fórum da capital.
Entre os locais reformados estão varas cíveis e criminais, salões do júri, 2º Juizado da Fazenda Pública e Central de Mandados. A ação teve o objetivo de conferir mais conforto para servidores e jurisdicionados que transitam naqueles locais.
Melhorias
Entre as mudanças e melhorias realizadas estão a mudança de piso e vidros, pintura geral, organização elétrica e logística, reorganização da copa e nivelamento de forro.
Além disso, os três salões dos júris tiveram instalação de novo layout, substituição de todas as poltronas e instalação de guarda corpo seguindo as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Unidades Judiciárias reformadas
a. 4ª Vara Cível
b. 7ª Vara Cível
c. 8ª Vara Cível
d. 13ª Vara Cível
e. 32ª Vara Cível
f. 3ª Vara Criminal
g. 4ª Vara Criminal
h. 6ª Vara Criminal
i. 10ª Vara Criminal
j. 11ª Vara Criminal
k. 12ª Vara Criminal
l. 15ª Vara Criminal
m. Central de Mandados
n. 16ª Vara Cível
o. Salões dos Júris
Dentro do Fórum também foi criada a 32º Vara Cível da Fazenda Municipal e o 2º Juizado Especial da Fazenda Pública.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, ressaltou a importância da 32ª Vara Cível para melhorar a prestação jurisdicional.
“Estávamos já com mais de 9 mil processos na 14ª Vara Cível. Essa nova unidade vem para dar um fôlego maior e assim dar vazão aos inúmeros processos que tramitam nesta área, que tem uma demanda gigante. Acreditamos que com dois magistrados, mais servidores, trabalhando com a SPU, atenderemos melhor os munícipes de Maceió”, esclareceu.
Além das unidades judiciárias, outros setores também foram criados e / ou melhorados. O Arquivo Central passou por ampliação; o Laboratório de Conservação e Restauro (Lacor) foi criado, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CJUSC) e o Setor Médico do Fórum passaram por reforma geral. A sala do Ministério Público também foi criada.
Outras obras ainda estão em execução, como as reformas da 10ª e da 17ª varas cíveis, a criação do banheiro e da copa da Casa de Custódia, a reforma da sala da Defensoria e colocação de placas solares no prédio.
Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.