De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro apresentou um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre comparado a igual período do ano passado. Segundo a Entidade, a melhora de indicadores econômicos, como a alta do índice de confiança dos consumidores, do emprego e da massa salarial recorde, e a desaceleração da inflação (FGV) contribuíram para esse crescimento.
Todo o Nordeste houve um crescimento notável do setor de franquias, o que ajudou a consolidar a região como um polo atrativo para investimentos desse modelo de negócio. A região faturou mais de R$ 10 bilhões no terceiro trimestre, representando um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em número de unidades de franquia, a região já totaliza 28.247 operações.
Em consonância com esse crescimento, o Estado da Bahia foi o que mais se destacou em faturamento. Segundo dados da ABF, o estado registrou um faturamento superior a R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre de 2024, representando um aumento de 11,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Estado do Rio Grande do Norte teve um desempenho positivo no número de unidades de franquia em operação. Com um acréscimo de 6,6%, o estado agora conta com 1.872 unidades, consolidando sua posição como um polo estratégico para o franchising no Nordeste.
Entre os segmentos da Região com maiores índices de variação em faturamento destacam-se Hotelaria e Turismo, Entretenimento e Lazer e Serviços Automotivos. Redes de franquias desses setores têm conquistado cada vez mais consumidores nordestinos, alavancando o desempenho do mercado na região. O cenário macroeconômico foi fundamental para o desempenho das franquias.
“O Nordeste desponta como uma potência no setor de franquias, impulsionado por um mercado consumidor em constante crescimento e uma forte cultura empreendedora que valoriza a inovação e o investimento local. É uma região rica em oportunidades para negócios que querem crescer com propósito e alcance”, destaca Fernando Ribeiro, diretor regional da ABF no Nordeste.
Com o grande potencial de crescimento o mercado nordestino tem atraído investidores, o que também cresce o número de empregos gerados pelo setor na região. De acordo com a pesquisa, o número de trabalhadores diretos do sistema de franquias no País chegou a cerca de 1,7 milhão de pessoas, passando de 1,645 milhão para 1,692 milhão no período analisado. Já no Nordeste houve um crescimento de 1,4%, o que representa 240.798 mil empregos em toda região.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O mercado de franquias registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do mercado de franquias. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados deste mercado. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita.
Fonte: Assessoria
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