OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 09 de maio de 2025

Notícias

03/01/2025 às 20:30

Guarda do Judiciário alagoano ganha novo fardamento

Novo fardamento segue modelo solicitado pelo pacto de Linguagem Simples do CNJ. -  Caio Loureiro Novo fardamento segue modelo solicitado pelo pacto de Linguagem Simples do CNJ. - Caio Loureiro

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) entregou, nesta sexta (3), os novos fardamentos para os guardas judiciais da capital e do interior. A melhoria padroniza os uniformes da Guarda do Judiciário alagoano com o restante do país e segue modelo solicitado pelo pacto de Linguagem Simples do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ao todo, foram 440 uniformes; 220 coldres táticos, coturnos e cintos de guarnição completos; 55 rádios e 120 detectores de metal portátil. Atualmente, o TJAL conta com 200 guardas em atividade e cada um deles receberá dois uniformes.

De acordo com o chefe da Assessoria Militar do TJAL, tenente-coronel Everaldo Liziário, a mudança dos uniformes trouxe uma aparência mais operacional aos guardas.

“O novo fardamento deu uma cara mais operacional, de policiais mais aguerridos e dedicados, melhorando também a autoestima deles”, afirmou Liziário.

O tenente-coronel também acrescentou que as melhorias também vão para o âmbito tecnológico, já que os rádios adquiridos possibilitaram a comunicação direta com os guardas judiciais de todo o estado.

“Os rádios vão permitir que as unidades da capital se comuniquem com as unidades do interior como se estivessem falando em um raio de cinco metros”, explicou o chefe da Assessoria Militar.

Presidente Fernando Tourinho destacou o dever de entregar o melhor serviço para os jurisdicionados. Foto: Caio Loureiro

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, destacou o aumento de 70 guardas nos últimos dois anos, que antes contava com 130 policiais. Ele afirmou que ouviu as solicitações, deixando uma mensagem para os oficiais presentes.

“Foram dois anos procurando ouvir e ser cirúrgico com os recursos que temos. Tudo isso foi adquirido para que vocês pudessem entregar o melhor serviço para a sociedade, porque dar o melhor é uma obrigação e não um favor”, estimulou o presidente.

O tenente Ricardo Nascimento, que trabalha na sede do TJAL, foi um dos homenageados do dia. Ele disse que os novos uniformes trouxeram benefícios na condição de segurança do serviço e um maior reconhecimento para os policiais.

“Esse uniforme veio para dar uma condição de mais respeito, porque ele é um uniforme mais imponente. Antigamente, as pessoas observavam o guarda judicial, não como um policial que estava de serviço, mas somente como um vigilante”, declarou o tenente.

TJAL homenageou os guardas e brigadistas que se destacaram no biênio 2023-2024. Foto: Caio Loureiro

Homenagens

Houve também a entrega de certificados como homenagem aos guardas judiciais e aos brigadistas de incêndio que se destacaram na prestação de serviço nos anos de 2023 e 2024.

O reconhecimento pelo empenho no cumprimento de suas funções foi dado aos tenentes Wandivaldo Calheiros, Gedivaldo Lima, Ricardo Nascimento, José Batista; aos subtenentes Cláudio dos Santos e Maria Cícera Lima; aos sargentos Mario Pinto, Robério do Nascimento, José de Souza e Paulo Roberto, guardas judiciais.

Os brigadistas Jeronimo da Silva, Ederaldo Gomes e Adalberon de Lima.

Na ocasião, também foram homenageados os desembargadores Márcio Roberto, Domingos Neto, o presidente Tourinho e o diretor-geral Eloy Melo Júnior, que receberam uma réplica personalizada do novo fardamento.



Carol Neves - Dicom TJAL

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.