OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2025

Notícias

05/02/2025 às 15:18

Instituto Ponte abre processo seletivo com foco em ampliar participação de estudantes do Nordeste

O Instituto Ponte, referência em educação e transformação social, está com inscrições abertas para o processo seletivo 2025 do Programa Ponte para o Futuro. São 100 vagas disponíveis para jovens de escolas públicas que buscam superar barreiras sociais e alcançar um futuro promissor por meio de educação de excelência e suporte integral.

Podem se inscrever estudantes de escolas públicas que estejam entre o 7º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio, cujas famílias tenham uma renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Os selecionados poderão ter acesso a bolsas de estudo em escolas particulares renomadas, transporte, alimentação, materiais didáticos, aulas de reforço, cursos de inglês e acompanhamento psicopedagógico e socioemocional até a conclusão do ensino superior. O objetivo da entidade é ampliar a atuação no Nordeste, com a meta de que até 2029, 30% dos alunos assistidos pelo instituto sejam oriundos dessa região.

O processo seletivo é simultâneo para todo o Brasil. Atualmente, o Instituto atua em 13 estados brasileiros, sendo cinco do Nordeste. Nesses estados, atende a 47 alunos, dos quais 14 estão em Pernambuco; 13 no Ceará; 12 no Maranhão, sete na Bahia e um na Paraíba. Ong busca agora ampliar esse raio, chegando aos demais estados da região.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma online pelo site www.institutoponte.org.br até o dia 30 de março de 2025. O processo seletivo conta com sete etapas eliminatórias, organizadas de forma a garantir a participação de jovens de diversas localidades do Brasil.

Com uma década de atuação, o Instituto Ponte já impactou centenas de jovens de escolas públicas, garantindo taxas de 100% de conclusão do ensino médio e ingresso em universidades e instituições renomadas de ensino superior. A missão da entidade é “ser a ponte para a ascensão social em apenas uma geração”. Segundo dados da OCDE, no Brasil são necessárias nove gerações para uma família de baixa renda alcançar a ascensão social.

Por isso, o trabalho do instituto é feito de maneira individualizada, para identificar potenciais e desafios de cada aluno, e sua atuação vai muito além das bolsas de estudo, oferecendo um suporte integral, vagas em escolas de excelência, cursos de inglês, aulas complementares de português, matemática e desenvolvimento pessoal.

“O cuidado é pensado de forma global para que o aluno do IP tenha todo suporte necessário para desenvolver as habilidades. Asseguramos alimentação, transporte e material escolar, além de apoio psicopedagógico”, explica a presidente e fundadora do Instituto Ponte, Bartira Almeida. Com o ingresso a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, o aluno pode receber do Instituto Ponte até 12 anos de apoio contínuo, outro grande diferencial da instituição.

Para viabilizar a ampliação no Nordeste e atender mais estudantes, o Instituto Ponte busca novas parcerias com empresas e pessoas físicas. Segundo a presidente Bartira Almeida, a colaboração do setor privado é fundamental para ampliar o impacto do projeto e oferecer mais oportunidades aos jovens.

Serviço:

Inscrições de 03/02 até 30/03 no site www.institutoponte.org.br

Mais informações (27) 99269-4715 ou pelo e-mail: [email protected]

Fonte: Assessoria

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.